O Observatório de Direitos Humanos (ODH), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), promove o Novembro Negro, em alusão ao Mês da Consciência Negra.
Na noite de hoje, 11 de novembro, acontece a abertura das programações, com uma homenagem ao já falecido professor Sérgio Pires, no Centro de Convenções, a partir das 19h; A SEDUFSM apresentará uma produção audiovisual que relembra a trajetória de resistência do Patrono. O material foi realizado em parceria com o Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indígenas (Neabi) e Observatório de Direitos Humanos (ODH) da UFSM.
A programação do Mês da Consciência Negra na UFSM segue até o dia 25 de novembro, com diversas atividades abertas a todos os interessados, sem necessidade de inscrição.
Um dos destaques da programação é a 15° Semana da Capoeira, que terá diversas atividades ocorrendo em espaços como o Centro Comunitário Dom Ivo Lorscheiter, começando no dia 13 de novembro.
Também no dia 13, outro destaque será um evento para abordar a história pública da população negra e LGBTQIA+: a exposição de rua “Histórias da gente: vidas LGBTQIA+ no RS – Nei D’Ogum” ficará disponível no Centro de Artes de Letras (CAL) da UFSM. A exposição traz lambes de rua da artista trans Priscila Fróes, acompanhados de biografias de personalidades LGBTQIA+ do Rio Grande do Sul, elaboradas por historiadores, entre elas, a de Nei D’Ogum (Vilnês Gonçalves Flores Jr. – 1963/2017).
Programação completa do Novembro Negro da UFSM:
Dia 9 – Roda de Conversa: Saberes Afro-Indígena, às 14h, no Espaço Multiuso. Com a presença de lideranças negras e indígenas, estudantes, servidores e professores da UFSM;
Dia 11 – Abertura do Mês da Consciência Negra, com homenagem ao patrono Sergio Pires, às 19h, no Centro de Convenções da UFSM;
Dia 15 – Territórios de Nei D’Ogum – Nei Day, às 16h, na Praça dos Bombeiros;
De 13 a 20 – Semana da Capoeira, com o Mestre Militar;
Dia 20 – Dia da Consciência Negra, no Largo do Planetário, às 15h;
Dia 25 – Justiça e Negritude, no Auditório da Subseção de Santa Maria (OAB), das 17h às 19h.
Programação da 15° Semana da Capoeira – Associação de Capoeira de Rua Berimbau
Dia 13 – A partir das 19h, abertura, oficina de rimas e cantigas e roda no Centro Comunitário Dom Ivo;
Dia 14 – A partir das 20h, oficina de movimentos de capoeira no Centro Comunitário Dom Ivo;
Dia 15 – A partir das 20h, oficina de acrobacias no Centro Comunitário Zilda Arns;
Dia 16 – A partir das 19h, oficina de samba de roda e movimentos de capoeira no Centro Comunitário Dom Ivo;
Dia 17 – A partir das 20h, oficina de maculelê e jongo no Centro Comunitário Dom Ivo;
Dia 18 – A partir das 20h, oficina de toques de berimbau no Centro Comunitário Dom Ivo;
Dia 19 – Às 11h30, roda pública na Praça Saldanha Marinho; às 15h, exame de graduações de capoeira; às 20h, oficina de entradas e saídas de capoeira no Centro Comunitário Dom Ivo;
Dia 20 – Às 9h, oficina de toques de atabaque; às 10h30, oficina de movimentos; às 16h, batizado e troca de graduações de capoeira, no Centro Comunitário Dom Ivo.