Na manhã dessa sexta-feira (03), a categoria se reuniu em Assembleia no auditório do prédio 74C para definir a delegação que irá representar a Assufsm na Plenária da Fasubra, que vai ocorrer no dia 10 e 11 de março, em Brasília. O encontro nacional vai se debruçar sobre análise de conjuntura, o Conselho Fiscal (análise e aprovação das contas da FASUBRA do ano de 2022), a aprovação da proposta de PGD, bem como a aprovação do Regimento do XXIV CONFASUBRA, entre outros.
Na abertura da Assembleia, a atual coordenação do sindicato trouxe informes sobre as últimas ações, e estendeu convite para as/os TAEs participarem da mesa rendonda que vai debater a Política de Igualdade de Gênero na UFSM, no dia 10 de março; e do Baile do Hawaii adulto que encerra a temporada de verão na Sede Campestre, no dia 18 de março.
Em seguida, duas chapas se formaram e as/os TAEs presentes puderam votar em seus/suas representantes.
Ao todo, foram 88 votos válidos, sem abstenções. O Vamos à Luta, primeira chapa inscrita, teve 55 votos e a chapa Frente Cutista, segunda inscrita, teve 33 votos. Por essa razão, o coletivo Vamos à Luta tem direito à levar três delegados(as). As titulares escolhidas foram a coordenadora geral Loiva Chansis, a aposentada Loura Maria da Silveira e a TAE Alessandra Alfaro. De suplentes ficaram Solange Pahim, Eva Machado de Lima e Lilian Bachinski.
Já a Frente Cutista, pelas mesmas razões já citadas, terá direito de levar dois representantes. Foram escolhidos: o aposentado Wanderley Vasconcelos e a Coordenadora de Secretaria Sônia Molinari, tendo como suplente a aposentada Neiva Nayssinger.
A Federação havia sugerido que as entidades definissem preferencialmente pelo envio de representantes mulheres, em razão do mês de março e do Encontro Nacional do GT Mulher Trabalhadora que acontece no dia 9. Por esse motivo, a delegação que representará a Assufsm é majoritariamente feminina.