Na manhã desta quarta-feira (16), a categoria se reuniu em Assembleia Geral no auditório do Centro de Ciências Naturais e Exatas, anexo ao prédio 18. Na pauta estavam: a retirada de delegados(as) para participarem da Plenária da Fasubra que será em formato virtual, nos dias 25 e 26 de abril; e a retirada de um(a) representante para compor a Comissão Eleitoral para Eleição da Reitoria da UFSM.
A Assembleia iniciou com informes locais e nacionais. A coordenadora geral da Fasubra Loiva Chansis trouxe informes acerca do formulário de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), disponibilizado pela Fasubra. Em breve, a Federação deve publicar o diagnóstico das respostas enviadas pela categoria, e segundo a avaliação da coordenadora, os “critérios estão bastante acadêmicos e complexos”. Sobre a diferença do percentual de reajuste acordado para médicos e médicos veterinários, ainda há um impasse, que deve ser resolvido pela própria categoria, para que a negociação siga com o Governo. Loiva finalizou sua fala, afirmando que ainda não há uma próxima reunião agendada com o Governo.
Em seguida, a coordenadora geral da Assufsm Natália San Martin comentou sobre a participação em uma formação política promovida pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), que debateu o cenário geopolítico internacional e nacional, reforçando a importância da luta contra opressões da classe trabalhadora e chamando atenção para debates e mobilizações como o fim da escala 6×1. Natália também trouxe informe da participação da última reunião do Conselho Universitário, onde ela e mais 8 TAEs, acompanharam toda a discussão sobre a forma como se dá a eleição da Reitoria na UFSM. Como resultado da reunião, serão escolhidas representações para cada uma das entidades representativas das categorias TAE, docente e discente, para compor a Comissão Eleitoral. A coordenadora explicou que será realizada uma consulta junto à comunidade acadêmica sobre a paridade na eleição e que a lista tríplice será mantida.
O coordenador geral da Assufsm Ciro Oliveira, que esteve coordenando a Assembleia, destacou dois trechos do Informe de Direção n°9, publicado pela Fasubra, no ínicio do mês. Ciro falou sobre os esforços da Fasubra para o cumprimento do Acordo de Greve e a pressão pela tramitação e a aprovação da Medida Provisória 1286/2024, além de mencionar sobre o Encontro Nacional de Negros e Negras da Fasubra, que será realizado no mês de novembro deste ano. Em breve, o GT Políticas Sociais e Antirracistas da Assufsm se reunirá para definir quem serão os(as) representantes no evento.
Dando continuidade, o espaço foi aberto para análise de conjuntura. A coordenadora geral da Fasubra destacou a necessidade urgente de um debate sobre a Contrarreforma Administrattiva e Avaliação de Desempenho na UFSM. A avaliação foi complementada pela coordenadora geral da Assufsm Natália San Martin que, em seguida, demonstrou sua preocupação com a Reforma Administrativa e com a discussão sobre o fim do Regime Jurídico Único (RJU).
O aposentado Altair Groeff reforçou sobre a importância da luta e sua fala foi complementada pela aposentada Vania Paulon que reforçou a necessidade de mobilização e luta dos(as) aposentados(as).
De acordo com o quórum presente na Assembleia, será possível três representações de base para a Plenária da Fasubra e mais uma representação da Coordenação da Assufsm. Em consenso, foi acordado entre os(as) presentes que cada força política poderá levar uma representação. Sendo assim, pelo Reunir será a TAE Rosimar Rubenich e como suplente Ciro Oliveira; pelo Vamos à Luta, será Loiva Chansis e como suplente o TAE Raphael Braibante; e, pela Frente Cutista será Natália San Martin e como suplente o TAE aposentado Celso Fialho. Representando a Coordenação da Assufsm será a coordenadora geral Alessandra Alfaro.
Outra pauta que entrou em votação, após encaminhamento, foi que os(as) delegados(as) se posicionassem a respeito da prorrogação dos prazos do Acordo de Greve, caso isso seja pautado na Plenária. Em regime de votação, 12 pessoas votaram sobre a posição de não aceitar qualquer nova data que possa ser proposta pelo Governo, sendo o prazo limite o dia 31 de maio; seis pessoas se abstiveram (com um pedido de justificativa de voto) e uma pessoa votou contra, com pedido de justificativa de voto.
Em seguida, os nomes de Loiva Chansis como titular e Rosimar Rubenich como suplente foram indicadas para representação para Comissão Eleitoral para Eleição da Reitoria.
Como encaminhamentos da Assembleia estiveram também: ampliação dos debates e discussão sobre a escala 6×1; Assembleia Temática para debater a Contrarreforma Administrativa; Moção de apoio ao Deputado Federal Glauber Braga que está sob pena de ter o mandato cassado. O setor de Comunicação da Assufsm também deve divulgar, em breve, um material elucidativo para a categoria, sobre os pontos do Acordo de Greve que ainda não foram cumpridos pelo Governo Federal.