Assufsm debate redimensionamento, flexibilização, ações de capacitação e afastamento dos TAEs com a Reitoria

Na manhã desta quinta-feira (31) a coordenação da Assufsm reuniu-se com a gestão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para debater o redimensionamento dos técnico-administrativos e administrativas (TAEs) nas unidades, resolução da flexibilização da jornada de trabalho, ações de capacitação em serviço, afastamento para qualificação e o enquadramento dos aposentados(as).

Na ocasião, estiveram presentes as Coordenadoras Gerais da Assufsm Natália San Martin e Alessandra Alfaro, a Coordenadora Geral da Fasubra Loiva Chansis, o Coordenador Financeiro e Patrimonial Guilherme Elwanger e a Coordenadora de Assuntos de Aposentadoria e Pensão Maria Lenir, além de TAEs da base interessados no debate. Pela gestão da Universidade, compareceram o reitor Luciano Schuch, a vice-reitora Martha Adaime, o pró-reitor de Gestão de Pessoas (Progep) Frank Casado e a pró-reitora adjunta, do mesmo setor, Paulo Tronco.

Redimensionamento dos TAEs nas unidades

Tendo em vista a questão dos redimensionamentos, o Pró-Reitor Frank Casado explicou que a PROGEP desenvolveu indicadores de critérios qualitativos e quantitativos a fim de avaliar as necessidades e carências reais de cada unidade. Nesse sentido, o pró-reitor afirmou que em breve será disponibilizado um site para a apresentação desses indicadores. Com isso, Casado ainda reforçou que o processo de redimensionamento será realizado com embasamento e justificativa.

Além disso, a UFSM já realizou um documento com a metodologia quantitativa de alocação de pessoal para as unidades de ensino da Universidade Federal de Santa Maria, que você pode conferir clicando aqui.

Resolução da flexibilização da jornada de trabalho

Quanto à resolução das 30 horas, que busca a flexibilização da jornada de trabalho, a Assufsm comprometeu-se a elaborar uma nota técnica e jurídica que será encaminhada à PROGEP, além de reunir instruções de outras universidades para embasar a mudança da resolução.

Ações de capacitação em serviço e afastamento para qualificação

Casado informou que, atualmente, a PROGEP está em contato com a Pró-Reitoria de Planejamento para o envio de uma resolução ao Conselho Universitário na intenção de fornecer autonomia ao setores para decisões de afastamento para capacitação e, assim, facilitar com que o servidor(a) consiga elevar sua escolaridade e desenvolver competências sem prejuízo das atividades institucionais durante a jornada de trabalho.

Enquadramento dos aposentados

Por fim, devido a não transposição dos aposentados(as), como prevista no acordo de greve, a coordenação da Assufsm afirmou que será enviado uma nota técnica e jurídica sobre a questão do enquadramento da categoria dos TAEs aposentados(as) com paridade e integralidade, que será unificada as informações que a PROGEP encaminhará ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI).

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *