O Seminário “Autocomposição de conflitos na promoção da cultura da paz” acontece no dia 16 de agosto, às 14h, no Auditório Gulerpe – HUSM. A proposta do espaço é reunir toda a comunidade para debater sobre métodos de solucionar problemas que surgem nas relações intrapessoais e interpessoais.
A Técnico-administrativa em Educação da UFSM, Alessandra Alparo, que é membra da comissão de avaliação do Centro de Educação, aponta a necessidade de “uma mudança de paradigma: ao invés de buscar culpados das situações problemáticas, encontrar formas de transformar os conflitos para as pessoas se sentirem bem em suas relações”.
A atividade será a primeira ação amplamente aberta do grupo, que faz encontros quinzenais para estudar os meios autocompositivos. A autocomposição é um método de resolução de conflitos, para prevenção de situações de bullying, racismo e homofobia, por exemplo. Também é uma ferramenta para mediar conflitos que aconteceram entre partes, na busca de transformar a situação em algo positivo.
A abertura do evento ficará por conta do projeto Orquestrando Arte, que vai se apresentar no início das atividades.
Confira abaixo a programação:
– Às 14h: Apresentação do projeto, pelo Grupo de Estudos sobre Meios Autocompositivos (GEMA/UFSM).
– Às 15h30: Mesa redonda que vai tratar sobre “Experiências de práticas autocompositivas – olhares da academia e do poder judiciário”, com a Profa. Dra. Beatriz Gershenson e a Promotora Dra. Rosângela Correa.
– Às 19h: Palestra sobre compreensão dos conflitos na perspectiva da justiça Restaurativa, com o Prof. Dr. Pedro Scuro Neto
O evento é organizado pelo Grupo de Estudos sobre Meios Autocompositivos (Gema/UFSM), e conta com a colaboração da Assufsm.
As inscrições podem ser feitas aqui.