Assufsm e Entidades Sindicais se reúnem virtualmente com PROGEP em histórico espaço de diálogo

A manhã chuvosa de sexta-feira (04) deu espaço para a conversa entre a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Santa Maria (PROGEP-UFSM) com a Assufsm e Entidades Sindicais como Sedufsm, ATENS e Sinasefe. Representantes sindicais puderam expor, durante o encontro virtual, seus anseios e preocupações com pautas unificadas entre as categorias.

Ao longo da reunião, todos e todas presentes foram unanimes com relação a importância do diálogo que a nova gestão está abrindo com os sindicatos para que se possa debater sobre as demandas que surgem das categorias representantes da UFSM.

“Classifico esse momento como histórico, até mesmo. Como é importante sabermos que nossas bases têm espaço de diálogo, ele é muito necessário para que consigamos resolver todas as situações da melhor maneira possível”, avalia o Coordenador de Formação Política e Sindical da Assufsm Eloiz Cristino.

Além dele, também participaram do encontro as Coordenadoras Gerais Loiva Chansis e Tania Maria Flores e o Coordenador de Assuntos de Aposentadoria e Pensão Fioravante do Amaral.

A Coordenadora Geral Tania foi quem projetou as pautas para a PROGEP, seguida da complementação dos e das representantes sindicais presentes. De acordo com ela, dentre os assuntos estão: o debate sobre a atual estatuinte; a preocupação do repasse de aposentados(as) e pensionistas para o INSS – dentro do tema, se debate a saúde dessas pessoas, bem como o tratamento especializado realizado pela própria UFSM com os aposentados(as) e pensionistas.

“Nós sabemos que todo esse atendimento especial, todas as explicações que a UFSM realiza e, até nós mesmos e mesmas ajudamos, isso não ocorrerá no INSS, que tem uma defasagem imensa em questão de pessoal e recursos”, alega Tania.

Seguindo as pautas coletivas, a Coordenadora ainda falou sobre: a política de gênero que foi aprovada na UFSM, mas que não foi a debatida e construída dentro dos grupos de trabalho e também a não representação equivalente dentro da Comissão de Gênero da UFSM, detalhe lembrado pela professora e Presidenta da Sedufsm Laura da Fonseca.

Tania seguiu no reforço ao diálogo com as Pró-Reitorias da Universidade com debates amplos e, também, com debates específicos de cada categoria, além de falar sobre a necessidade de ampliar a discussão sobre o teletrabalho (referente a IN 65clique aqui e veja live Sindical sobre o teletrabalho). Para finalizar, Tania reforça o pedido das condições de trabalho dos e das servidoras públicas dentro da UFSM, que afetam a saúde de todos e todas.

“Nós defendemos sempre a qualidade da UFSM, que ela se mantenha pública para nossa comunidade e para isso, temos que seguir no diálogo, para resolver tudo da melhor maneira”, finaliza Tania.

A Coordenadora Geral Loiva também complementa, em sua fala, sobre a importância do diálogo com a gestão.

“Nós, como Assufsm, desde o início da gestão já realizamos vários debates com a PROGEP e, inclusive lives informativas. Além disso, esperamos que a gestão siga nesse caminho do diálogo e dando abertura para que as entidades possam resolver as demandas pertinentes de suas categorias”, afirma ela.

Demais informações

Durante a reunião, também se tratou sobre a flexibilização da jornada de trabalho, além do Vencimento Básico Complementar (VBC) o atendimento psicossocial que a Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida do Servidor(a) (CQVS) vem realizando de maneira remota em outros campi da UFSM e a pretensão de seguir com esses atendimentos.

Além do espaço para dialogar, a PROGEP fez questão de realizar a apresentação da sua equipe, que conta com servidores e servidoras públicas da UFSM que já atuam há anos em seus setores. O destaque especial, fica por conta do setor de Perícia Oficial em Saúde (PEOF) que, pela primeira vez, tem como Coordenadora a Técnico Administrativa em Educação Assistente Social Fabiane Drews, a primeira TAE não médica a coordenar o espaço.

“Para mim é uma grande conquista e um imenso desafio, ao mesmo tempo, e nos colocamos à disposição para o que pudermos ajudar a todos e todas servidoras da UFSM”, conclui ela.

Para finalizar, o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, o professor Daniel Coronel, que mediou a reunião, se colocou à disposição das entidades para auxílio de demandas e debates da UFSM.

Postagens recentes

Geral

14 de agosto –  Dia dos Pais

A Assufsm deseja a todos os Pais, responsáveis, mães solo, tios(as), avós e demais pessoas que realizam esse papel, um dia de muita alegria com

Ler mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.