A Assufsm, através da Coordenadora Geral Loiva Chansis, da Coordenadora de Esporte, Cultura e Lazer Gecira Di Fiori, da Coordenadora Jurídica e de Relações de Trabalho Cerlene Machado, a Tita, da Coordenadora de Comunicação Carla Costa, do Coordenador de Formação Política Sindical Eloiz Cristino e do Coordenador Financeiro e Patrimonial Eleutério Jost, esteve reunida com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Santa Maria (PROGEP-UFSM) debaterem sobre a adesão do horário de verão e a flexibilização na jornada de trabalho, na tarde do dia 19 de dezembro.
Durante a reunião, quando levantada a pauta sobre a adesão do horário de verão, o Pró-reitor, o Prof. Daniel Arruda Coronel, em uma decisão consensual das direções de centro da UFSM, declarou não ter como implementar esse horário no mês de janeiro e parte de fevereiro, em função do calendário escolar, já que as aulas irão até meados de fevereiro. Segundo o mesmo, a partir do final das aulas poderá ser implementado.
A direção da ASSUFSM, contra-argumentou com uma proposta para que seja implementado ainda em janeiro, tendo em vista a diminuição significativa das atividades dos Técnicos Administrativos e Administrativas em Educação, na grande maioria das unidades e subunidades da UFSM em todos os seus campi. Outros argumentos, não menos importantes, são a restrição orçamentária imposta pelo corte do atual governo federal, outro fator é o desrespeito das empresas de ônibus com a redução das linhas do transporte urbano que atende a comunidade universitária e por fim, o aumento dos casos de covid-19.
“Apresentamos alguns cenários, que nós chamamos de plano A, plano B e plano C para que a gente pudesse apresentar proposta que pudesse comprovar que nós temos condições de fazer o horário de verão ainda em janeiro, a partir de janeiro até fevereiro, mesmo com o calendário escolar ainda em andamento, com as aulas em andamento. Então a nossa proposta comprova que podemos atender e que as atividades não vão ser represadas e poderá ter continuidade” declara o Coordenador de Formação Política e Sindical Eloiz Cristino, em entrevista para o Setor de Comunicação.
Loiva Chansis, Coordenadora Geral da ASSUFSM, também esteve presente no debate e, em conversa com o Setor de Comunicação da Assufsm, complementa a fala de Eloiz.
“Fizemos uma contraproposta para janeiro que seria então manter a carga horária de 40h sendo que 30h seria presencial e às 10h semanais a gente pudesse transformar em política de capacitação, ou seja, servidores(as), Técnico Administrativo(as) em Educação estariam em casa cumprindo essas 10h, mas fazendo semanalmente cursos, capacitações de forma EAD. Seria feito uma solicitação de abono, incluindo a certificação que fez o curso e obviamente estaríamos fazendo uma declaração de que o servidor(a) estaria ciente que a qualquer tempo caso a chefia necessitasse da presença poderia convocá-lo(a).”
Sobre o tema da flexibilização da jornada de trabalho, Eloiz ressalta que a ASSUFSM abriu um processo junto ao conselho universitário para que fosse retomada a questão da jornada. O processo ainda não andou nos seus trâmites, continua na caixa postal da PROGEP, o sindicato aguarda atualizações sobre essa pauta. A ASSUFSM busca garantir que ela possa ser bem elaborada, para comprovar que se tem condições também, nesta importante pauta, da jornada do trabalho a partir da legislação que existe.
Loiva afirma que a flexibilização ainda continua um tema difícil, a própria Controladoria Geral da União (CGU) fez a auditoria e, conforme a Coordenadora, eles continuam insistindo na questão do conceito de usuário ser apenas externo. Ela acrescenta, que a partir da reunião com a gestão da UFSM no dia 19, a coordenação vai estar marcando uma reunião com a Advocacia Geral da União e CGU para discutir a temática, conceito de público com a presença da nossa assessoria jurídica.
Por fim, a Coordenação da Assufsm realizou um documento contendo a proposta para o horário de verão, que já foi encaminhada à Reitoria da UFSM e o sindicato aguardo o retorno.
Veja o documento na integra, clicando aqui e aqui.
Texto com informações da Coordenação da Assufsm
Fotos: Divulgação