Assufsm fecha parceria com AGEMED

Já há algumas semanas a Assufsm vinha se reunindo com a operadora de saúde AGEMED, a fim de conhecer mais sobre o atendimento e poder assim, oferecer mais uma opção de serviço de saúde para os filiados e filiadas ao sindicato. Depois das tratativas, o contrato foi assinado, sendo agora a AGEMED parceira da Assufsm. É importante ressaltar que a entidade é uma intermediária no processo, não tendo responsabilidade sobre os planos dos associados e associadas.

A AGEMED é uma operadora de planos de saúde original de Joinville que já atua há 20 anos no mercado nacional e está entre as 30 maiores operadoras do Brasil. O Espaço Sindical – programa de rádio da Assufsm – entrevistou o consultor de vendas da AGEMED, Neri Leal, para saber mais informações sobre o serviço. Confira abaixo e acesse aqui a entrevista na íntegra.

Quais são as vantagens que o filiado ou a filiada da Assufsm ao procurar a Agemed?

Quanto a Assufsm nós já viemos tratando há algum tempo atrás e viemos finalizar agora com essa parceria, quero aproveitar e agradecer também a toda a diretoria que se empenhou durante esse processo. Tenho certeza que a Assufsm ela está visando em trazer mais um benefício aos seus filiados e filiadas. Nós não viemos tirar ninguém do mercado, mas oferecer mais uma opção. Então quais são os nossos diferenciais? Os nossos produtos são completos, ou seja, quando a operadora é registrada na Agência Nacional de Saúde (ANS), ela tem que cumprir rigorosamente as determinações da ANS. Então, a AGEMED tem um plano completo que atende a consulta, os exames e as internações, normalmente são esses serviços que custam mais caro dentro de um plano. A AGEMED hoje oferece aos associados e associadas da Assufsm e para toda a comunidade a nível de Santa Maria, um produto que cobre as consultas, os exames e a internação, e sendo que a internação, para esses produtos que estamos oferecendo a nível de entidade Assufsm o custo é zero. O associado ou associada não paga pela internação, ou seja, no momento em que estiver internado, o custo quem paga é a AGEMED. Então a maior conta quem paga é a AGEMED.

Nesse momento pode estar passando na cabeça dos ouvintes que se não é paga a internação, o valor do plano deve ser uma fortuna…

De fato, mas na realidade não. A AGEMED consegue customizar, então como a AGEMED é uma operadora que tem um faturamento bem relevante a nível Brasil e é uma empresa muito enxuta porque só tem um presidente, e abaixo dele só mais três pessoas como dirigentes, ela consegue hoje pagar muito melhor os seus parceiros, ou seja, ela repassa um valor interessante aos seus parceiros e ao mesmo tempo ela consegue ter um custo menor, com isso você consegue ter um produto de qualidade, com atendimento de qualidade, sem precisar onerar muito na sua folha de pagamento. Para você ter uma ideia, além da Assufsm, hoje nós temos mais outros três parceiros dentro da UFSM, e nós conseguimos fazer um custo bem diferenciado para essas pessoas e por quê? Porque nós temos um produto bem customizado, como eu falei anteriormente, a AGEMED tem produtos flexíveis. Então a gente consegue customizar de acordo com a realidade daquele público alvo. O produto não muda, o que é alterado é o processo de negociação, de modo que a gente possa adequar o produto àquele público específico. Pessoas privadas conseguimos atender, empresas… nossos planos são produtos corporativos, então hoje nós temos várias empresas que temos finalizado dentro de Santa Maria, aproximadamente 2 mil usuários que já se beneficiam com nosso plano.

Como funciona assim: um sindicalizado quer hoje se filiar a AGEMED, o que ele tem que fazer? Como vai funcionar esse processo? Pergunto porque a Assufsm é uma intermediária no processo, ela não tem responsabilidade sobre os associados e associadas com relação a esse plano…

A AGEMED fechou com a Assufsm a seguinte parceria, na realidade a Assufsm é nossa avaliadora perante nós e o associado à Assufsm. Todo o processo é feito diretamente com a pessoa que tiver interesse. Então não vai ter pagamento em folha, ou seja, não vai ser descontado no contracheque; vai receber um boleto bancário em que essa pessoa vai pagar diretamente para a AGEMED, os custos dela não têm nenhum envolvimento com a entidade, em resumo todo o processo é entre nós e o beneficiário. Quais são algumas das vantagens que nós oferecemos além dessa facilidade? Por exemplo, um dos paradigmas que quebramos em Santa Maria, nunca é preciso pagar nada à vista no nosso plano. Então vamos supor que eu contrate um plano em que tenha a coparticipação de 50% para a minha consulta, nesse exemplo, a minha consulta seria R$ 48,20, por exemplo. Normalmente se eu fosse no médico teria que pagar esse valor à vista, correto? Dessa forma não. Você só vai lá com a carteirinha, apresenta no consultório credenciado, ele vai estar logado em um sistema que vai diretamente à AGEMED e ele vai lançar seus dados ali. Então você vai consultar, volta para casa, passa na farmácia para comprar um remédio – porque nós também temos convênio com farmácia aqui em Santa Maria –, você faz o seu exame, indo nos laboratórios que tem os convênios, tudo com a carteirinha da AGEMED. O mais importante é que você nem precisa pedir a autorização para fazer o exame, você só vai com a requisição do médico ao laboratório credenciado e com a carteirinha você faz esse processo. Só depois quando você for receber a fatura da mensalidade do plano que você contratou conosco, daí sim que vão vir aqueles valores respectivos a consulta, ao remédio e aos exames que você adquiriu naquele processo. E por que isso? A AGEMED está dentro de uma empresa e quando acontece, às vezes, de um funcionário precisar fazer um exame e ele não tem dinheiro… para quem ele vai pedir o dinheiro? Para a empresa e pagar futuramente na folha, correto? A AGEMED trouxe esse mesmo processo para fora, então a responsabilidade da nossa operadora é apenas resolver o problema do nosso cliente.

E se eu fosse fazer um exame? Quanto eu iria pagar? Como funciona isso com a AGEMED?

Funciona assim, claro que depende do plano que o cliente aderir, por isso temos que conversar individualmente com o cliente para ele entender…, mas eu vou fazer uma analogia aqui. Vamos pegar um plano de 50% de coparticipação, que é o mesmo exemplo que eu dei ali dos R$48,20 da consulta. Esses 50% de coparticipação, valem também para o exame. De que forma? Existe uma tabela entre nós e os laboratórios credenciados que é um valor menor do que a tabela de balcão. Então vou dar um exemplo, se eu for pegar um hemograma que custaria R$8, nesse caso, 50%, eu iria pagar R$4; se pegar um raio X que custaria R$100, eu pagaria R$50. Mas digamos que eu vá fazer um exame que ultrapasse os R$1.000, uma ressonância, por exemplo, eu pagaria R$500, na proporção dos 50%, mas a AGEMED tem uma ferramenta melhor para os usuários. Existe um limitador ao nosso benefício de R$100, ou seja, eu como beneficiário da AGEMED, nunca vou pagar mais de R$100 em um exame. Não importa o valor do exame. Qualquer valor que ultrapassar nesse cálculo de 50%, R$200, que ficaria acima de R$100 com o desconto, automaticamente o meu custo vai ser R$100. Você nunca paga mais que R$100 em termos de exame na AGEMED e abro o parêntese de que você não irá pagar à vista, você paga lá na sua fatura depois.

E como ela consegue fazer isso?

Gestão. Simplesmente gestão. A AGEMED consegue.

Com relação ao agendamento de consultas? As pessoas ficam bastante preocupadas com isso, porque muitas vezes quando a gente marca uma consulta a gente precisa esperar um longo período, até que o médico possa nos atender…

Exatamente. Isso também existe uma determinação legal e a AGEMED cumpre rigorosamente as leis. Hipoteticamente, caso você ligue para um profissional e esse não tem mais agenda para daqui há 30 dias, por exemplo. Existe uma determinação legal que não pode ultrapassar os 21 dias. Isso é um direito que nós temos e muitas vezes a gente não sabe buscar esses direitos. Para especialistas, até 14 dias. Caso isso aconteça comigo, usuário, o que eu vou fazer? Vou entrar em contato com a AGEMED e vou dizer, eu preciso de um médico e esse médico marcou para daqui há 40 dias, a AGEMED vai entrar em contato com esse profissional ou com mais alguns profissionais dentro da especialidade que eu procuro, e vai agendar com ele uma consulta que seja inferior ao prazo de 21 dias. Por quê? Porque é uma lei. Se hoje, por algum motivo qualquer, achar interessante que vá cobrar judicialmente, existe uma multa que supera infinitamente o valor de uma consulta. A AGEMED não quer que isso aconteça. Então, a prioridade é o atendimento do cliente e o cumprimento da lei. Então ela consegue cumprir esses requisitos para que a consulta seja realizada entro do prazo em que o paciente precisa.

Nós sabemos que é difícil de falarmos em números, mas como que vai funcionar os planos com relação a valores? Só para a gente ter uma ideia e o nosso ouvinte ficar por dentro de como vai funcionar isso?

Na realidade assim, fica difícil de falar sobre valores porque os planos são customizados de acordo com a necessidade de cada um. Então em parceria com a Assufsm nós temos quatro produtos completos, mas eles funcionam muito pela faixa etária. Na realidade nós não estamos aqui vendendo preços, existe uma grande diferença entre preço e valor. Quando o cliente me procura e diz: “Neri, eu quero saber o preço”, eu respondo: “O preço muitas vezes custa caro, porque o barato às vezes custa caro. Então o que acontece? A gente faz um contato com o cliente, a gente vai até ele, apresenta o plano para ele, para que ele tenha consciência do que ele está adquirindo… costumo dizer que nós trabalhamos com três pilares: dinheiro, saúde e família. Em que se nós tirarmos um desses pilares, haverá um desiquilíbrio. Nós como consultores de venda damos a informação correta para o cliente, então com certeza se quer economizar, vai economizar. A garantia que eu dou é que, no mínimo, dependendo do plano que você está migrando, caso você já tenha um plano, o custo médio custa em torno de 50% mais barato do que as operadoras que estão vigentes no mercado.

Não só agora, mas estamos passando por um problema bastante complicado no que tange à política e economia em todo o Brasil e a saúde que é um dos serviços básicos, hoje não temos qualidade. Dessa forma somos obrigados a procurar essas operadoras que ofereçam um serviço melhor do que o que o Governo oferece. E com relação a carência?

Sim. A carência, assim como diversas outras regulamentações são regidas pela ANS, então existe um padrão. Para aqueles clientes que não tem no momento um outro plano que seja regulamentado pela ANS, ela segue um padrão básico. No caso da AGEMED, consultas e exames simples, ele a pessoa já usa de imediato. Atendimentos ambulatoriais, parte de cirurgias, internações, atendimentos terapêuticos… são 6 meses. Para partos cesarianas, 300 dias; e para as pessoas que tem doenças preexistentes, ela terá que fazer uma declaração de saúde, isso tudo é bem regulamentado e organizado. Neste termo ela determina que naquela condição de saúde específica, relacionada aquela doença, caso ela precisa de alguma cirurgia ou internação, a pessoa vai ter de cumprir um prazo de 24 meses. Isso é determinado pela ANS. O cliente que tem de uma outra operadora, caso ele já tenha um prazo acima de dois anos, daí tem alguns facilitadores. Se ele estiver migrando num mesmo tipo de plano, ele não precisa cumprir essas carências, a não ser a de preexistência, que é de 24 meses.

Por que existe essa diferença?

Porque é uma regulamentação em parceria da ANS com as operadoras. Porque na verdade o cliente já cumpriu o período de carência, então nada mais justo que siga o processo normal.

Com relação a abrangência de médicos, laboratórios… como está aqui em Santa Maria? Porque isso também é uma preocupação ao adquirir um plano novo…

Perfeitamente. Vamos falar inicialmente a nível Brasil, hoje a AGEMED está em seis estados brasileiros, com a bandeira AGEMED. Aqui no Rio Grande do Sul nós estamos há 5 anos, em Santa Maria nós já estamos há um ano e três meses e agora recentemente inaugurou em Santa Cruz. Hoje nós temos, aproximadamente, 40 lojas ou agências, a nível Brasil. Para todos esses lugares que possuem a bandeira AGEMED, se o usuário adquiriu o plano aqui em Santa Maria, ele pode consultar nesses lugares, exatamente da mesma forma que vem realizando em Santa Maria. Ele não vai pagar nada mais por isso é só apresentar a carteirinha. Fora desses estados, nós temos uma parceria com a rede ABRANGE. O que é a ABRANGE? Um grupo, ou seja, uma medicina de grupo que são várias operadoras que são responsáveis pela parte de credenciamento de clínicas e hospitais, para atendimento de urgência e emergência. Então vamos fazer uma hipótese, você está lá na Bahia, passando férias, de repente você tem um mal súbito. O que você vai fazer? Você vai ligar através do nosso 0800, que é um call center em que você tem o atendimento e por ali você vai dizer “Eu estou aqui na Bahia e eu quero saber se posso ser atendido pela AGEMED?”, a AGEMED vai buscar na sua rede credenciada, daí vai ver pela ABRANGE. Ali, possivelmente vai ter uma clínica que vai dar o serviço de urgência e emergência. Mas agora eu vou te dar um outro exemplo, que vai servir lá para a Bahia e aqui para Santa Maria. Caso não tenha um médico para lhe atender em uma determinada especialidade, lá na Bahia o que eu precisava era de urgência e emergência, vamos dizer que aqui eu precise de um neuropediatra, que ainda não tem na rede. Você vai entrar em contato com a AGEMED, pelo 0800, e a AGEMED vai te dar duas opções: ou você, passa o número do médico e ela liga para o médico e paga a consulta para o teu médico, ou você vai lá e paga e ela vai fazer o reembolso de 100% para você. Porque não tem esse profissional credenciado ainda. Isso também é uma regulamentação nacional, que se chama RN259 (determinada pela ANS), que toda a operadora é obrigada a ter um médico para atender o seu usuário. Se não tem, ela paga. Então a AGEMED vai passar esse valor 100% da consulta para você. Agora uma outra hipótese, um cliente chega e diz “ah Neri, eu tenho um cardiologista que eu me trato há 10 anos e eu gostaria de ser tratada por esse médico”, só que esse médico não está na rede credenciada ainda… eu tenho três cardiologistas para te oferecer e você não quer nenhum desses três. Obrigatoriamente a AGEMED não precisaria, porque a lei determina que “se eu não tiver, eu tenho que pagar”. O que a AGEMED faz? Ela pega o valor que ela paga para o nosso médico, hoje credenciado, e repassa para você, para ajudar a pagar o seu médico, até o seu médico vir a ser nosso credenciado. Ou seja, a AGEMED não vai te deixar desamparado em nenhum momento. A nível de rede credenciada, nós temos em torno de 200 entre profissionais e clínicas já em Santa Maria, credenciados. Então nós temos toda a rede básica pronta para dar o atendimento aos nossos usuários, caso não tenha, então se aciona a RN259 e o nosso cliente vai ser atendido da mesma forma.

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *