Assufsm participa de ato antirracista na UFSM

Na terça-feira (10), em revolta com um caso de racismo proferido por uma estudante de artes cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Diretório Central de Estudantes (DCE) organizou um manifesto em frente ao Centro de Artes e Letras (CAL), que seguiu para uma marcha até a reitoria.
O protesto contou com a presença de lideranças do movimento negro e do movimento estudantil, além das entidades sindicais. A ASSUFSM se fez presente e REPUDIA AS ATITUDES RACISTAS que ainda continuam ocorrendo na sociedade, nas Universidades, e em especial na nossa instituição, que tem caráter público.

É inadmissível que estes fatos continuem ocorrendo! Vivemos momentos de extrema violência no país, onde as pessoas cada vez mais se sentem encorajadas para expressar violência e ódio, manifestos em atos racistas, homofóbicos, de intolerâncias diversas, se achando na liberdade ofender uma pessoa por causa da cor de sua pele, etc.

A instituição precisa tomar as providencias necessárias para coibir essas atitudes racistas na UFSM e também buscar a devida responsabilização. Nossa indignação deve ser permanente para que as pessoas entendam que estas atitudes não devem ser consideradas normais! Necessitamos, urgentemente, que a instituição estabeleça um protocolo de procedimentos para acolher essas denúncias e em especial para coibir as ações racistas na UFSM.

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *