FOTOS: Assufsm participa de audiência pública contra a privatização da CORSAN

Coordenadores e Coordenadoras da Assufsm estiveram presentes na noite de quarta-feira (05), em Audiência Pública com a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais (CPPARD), na Câmara de Vereadores e Vereadoras de Santa Maria para tratar sobre a privatização da Companhia Riograndense de Saneamento Básico, a CORSAN. Na audiência, proposta pela vereadora Helen Cabral (PT), além dos vereadores(as), sindicatistas e movimentos sociais também puderam ocupar a tribuna e se posicionar sobre o tema.

O Técnico Administrativo em Educação e Coordenador de Formação Política e Sindical da Assufsm Eloiz Cristino esteve na audiência. Para ele, é importante reafirmar o compromisso do movimento sindical na defesa da CORSAN pública e contra a privatização da água.

A Técnica Administrativa em Educação e Coordenadora Geral da Assufsm Loiva Chansis também foi até a tribuna para o debate. Ela reforça o posicionamento de não à privatização da CORSAN.

“Entendemos que a água é um patrimônio do povo. O direito de ter saneamento básico é um direito à saúde para a vida das pessoas, principalmente em época de pandemia. E sabemos como é importante que as pessoas tenham água enganada em suas casas para fazer a higiene básica e alimentação. É um absurdo que o Governo do Estado venha com essa proposta ao invés de discutir as melhorias das condições ao acesso à água encanada para a população e também as melhorias para os e as trabalhadoras da CORSAN”, afirma Loiva.

Também participaram da Audiência Pública o Diretório Central dos e das Estudantes, o Sindiágua, o Comitê Popular em Defesa da Água, membros da comunidade, componentes das entidades CORSAN e parlamentares da casa do povo.

A mesa representativa foi composta pelo presidente da CPPARD, vereador Adelar Vargas – Bolinha, os parlamentares Helen Cabral, Alexandre Vargas, Anita Costa Beber, Marina Callegaro, superintendente regional da Corsan, Engenheiro José Epstein e o representante do DCE, Felipe Mainardi.

Esta foi a primeira Audiência Pública na Casa Legislativa desde o retorno das atividades presenciais, com a limitação de espaço, medição da temperatura, higienização dos aparelhos usados nos períodos de fala, uso obrigatório de máscara e álcool gel.

A audiência teve um resultado bastante positivo, tendo como encaminhamento, a produção de um documento que deve ser assinado pela maioria dos vereadores(as), se posicionando contra a privatização da Corsan. O documento vai ser encaminhado ao governo do Estado e aos deputados(as) estaduais.

Confira mais fotos da Audiência Pública:

Com informações da CUT Regional Centro e Câmara dos Vereadores(as) de Santa Maria
Fotos: Karohelen Dias, Ciro Oliveira, Cristina Haas e Loiva Chansis

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *