Assufsm participa de Dia Nacional de Mobilização por Fora Bolsonaro e Vacina para todes

O 29M foi o Dia Nacional de Mobilização pelo Fora Bolsonaro e Mourão e também para pedir vacina para toda a população brasileira. Milhares foram as ruas do Brasil e do mundo para lutar por seus direitos diante e durante a pandemia do Coronavírus. Centrais, Sindicatos, Frentes Populares, Partidos Políticos e Diretórios Acadêmicos tomaram as ruas como forma de protesto contra os governos federal, estadual e municipal. Em Santa Maria, além dos pedidos por vacina para todos e todas e um auxílio emergencial justo, o ato realizado na Praça Saldanha Marinho, no centro da cidade, também foi solidário, com doações de alimentos não perecíveis e agasalhos.

A Assufsm esteve presente na mobilização e, junto da Comissão Sanitária do ato, distribuiu máscaras PFF2 (com maior capacidade de filtragem, sendo as mais efetivas na proteção contra o vírus) e álcool em gel para os e as participantes. Os e as manifestantes também deixaram seus cartazes com #ForaBolsonaro e #Vacinaparatodos empunhados durante todo o ato. Alguns cartazes homenagearam os mais de 460 mil mortos no país por COVID-19.

Entre os manifestantes, esteve o Coordenador de Comunicação da Assufsm e representante da CUT Regional Centro SM Ciro Oliveira. Ele criticou a demora de Bolsonaro em comprar vacinas, resultando em quase meio milhão de mortos no Brasil, além de apontar que a Reforma Administrativa vai afetar diretamente diretos fundamentais da população como saúde e educação pública, ao sucatear o serviço público e levar ao fechamento de escolas, universidades e hospitais. Também esteve presente no ato a Coordenadora de Comunicação do Sindicato Carla Costa.

A Coordenadora Geral da Assufsm Loiva Chansis também esteve na manifestação. Para ela, o ato em Santa Maria, foi muito representativo. Ela também estava participando da Comissão Sanitária do ato e conta que a todo o momento os manifestantes cuidavam o distanciamento necessário, o uso correto das máscaras e do álcool em gel.

“Antes de sairmos em caminhada pelas ruas do centro da cidade, foi possível distribuir várias máscaras para a população e também panfletos explicativos do porquê estávamos fazendo a mobilização de maneira presencial diante de uma pandemia, porque não podemos ficar só observando as destruições em massa e os cortes de orçamento público que os governantes estão fazendo. Isso foi muito importante, poder dialogar com os e as santa-marienses que passaram pela Praça Saldanha Marinho. O ato foi bem positivo, recebemos apoio de inúmeras pessoas que estavam na rua trabalhando, em suas casas e até mesmo nas paradas de ônibus. Pudemos ver que a população também não esta contente com o que vem acontecendo”, constata Loiva.

Ainda conforme ela, esse foi um dos maiores atos realizados durante a pandemia por todo o Brasil e em Santa Maria. Todos e todas que estiveram presentes nas ruas da cidade no dia 29 mantiveram todos os cuidados necessários e recomendados para evitar a contaminação pela COVID-19. Distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel também foram palavras de ordem entre os manifestantes durante todo o Dia Nacional de Mobilização por Fora Bolsonaro, além é claro dos pedidos de vacina e por um auxílio emergencial justo para as famílias que perderam seus empregos durante a pandemia.

Bancários(as) de Santa Maria também estiveram presentes no ato. Entre eles/elas, esteve o Diretor de Comunicação do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Santa Maria e Região, Márcio Kolinski.

“É necessário um basta. Não podemos ficar esperando as eleições de 2022. A situação é grave. Na mesma direção vai o governo Leite, que apesar de se apresentar como uma via alternativa, segue a mesma política genocida onde troca a vida dos gaúchos e gaúchas por votos nas privatizações”, afirma ele.

Estudantes também estiveram presentes nas manifestações do Dia Nacional de Mobilização por Fora Bolsonaro. O Diretório Central dos e das Estudantes foi um dos organizadores do ato. Um dos representantes do DCE, o acadêmico Luiz Eduardo Boneti pede #VacinaJá para todos e todas.

“A população de Santa Maria esteve nas ruas, com todos os cuidados necessários, denunciando a política genocida e a negligência crescente que há no Brasil, no Rio Grande do Sul e em nossa cidade. Os estudantes querem investimento em educação, vacina no braço, comida na mesa e emprego e renda para nossa juventude”, afirma Boneti.

Confira mais fotos do ato

LIVE SINDICAL

Nessa terça-feira (01), a Live Sindical da Assufsm trará representantes de diversos sindicatos da cidade para avaliarem e falarem sobre o ato do dia 29M. Não perca, é às 13h, pelo facebook da Assufsm. Acompanhe nossas redes sociais para mais informações.

Fotos: Loiva Chansis e Carla Costa
Texto com informações: DCE, Sedufsm, CUT/RS, Seeb e Diário de Santa Maria

Postagens recentes

Geral

26 de julho: Dia dos Avós

O Dia dos Avós, celebrado anualmente em 26 de julho, coincide com a celebração de São Joaquim e Santa Ana, os avós de Jesus, uma

Ler mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *