A Coordenação de Formação Política e Sindical e a Coordenação Jurídica e de Relações de Trabalho da ASSUFSM convidam as servidoras e os servidores técnico-administrativos em educação para participarem de uma Rodada de Discussões, que será realizada nesta sexta-feira (29), às 9h, na Sala 115 do prédio 16B do Centro de Educação. Durante a reunião, estará presente a TAE Márcia Lorentz, representando a PROGEP, para dialogar com a categoria sobre as propostas em discussão.
O encontro terá como pauta principal dois pontos centrais para a categoria:
-
a minuta da Política de Comunicação Compassiva, atualmente em debate na UFSM;
-
e a avaliação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD).
A minuta foi elaborada pela gestão da UFSM e atualmente está em processo de discussão. O objetivo principal dessa política é promover comunicação compassiva, que enfatiza o diálogo empático, a escuta ativa e a prevenção de conflitos, em consonância com uma cultura de paz no ambiente institucional.
Já o PGD foi implantado em março de 2024, com base em uma Portaria Normativa que estabeleceu sua aplicação inicial de forma presencial e optativa por setor, conforme reivindicação da categoria. Na época, a Assufsm fez uma pesquisa de opinião com a categoria a respeito do assunto e apontou que 75,9% dos(as) respondentes se opuseram à obrigatoriedade do PGD e muitos não se sentiram suficientemente informados sobre o modelo.
A coordenação da ASSUFSM reforça a importância da participação das trabalhadoras e dos trabalhadores, uma vez que estes temas impactam diretamente o cotidiano da universidade e a forma como se organizam as relações de trabalho e comunicação dentro da instituição.