Assufsm promoveu Assembleia para avaliação de pautas da categoria e já escolheu os nomes de delegados(as) para a Plenária da FASUBRA

A Assufsm convocou a 13° Assembleia Geral Virtual com os e as Técnico Administrativas em Educação da UFSM (TAEs-UFSM) e com a Assessoria Jurídica do Sindicato para avaliação e votação de pautas de interesse da categoria, bem como a escolha de delegados e delegadas que irão para a Plenária da FASUBRA, nos dias 4 e 5 de março.

Duas chapas se formaram durante a Assembleia e os e as TAEs presentes puderam votar em seus/suas representantes. Ao todo, a Frente Custista, primeira chapa inscrita, teve 23 votos e a chapa Vamos à Luta, segunda inscrita, teve 13 votos. Por essa razão e, também pelo quórum da Assembleia, a Frente Cutista tem direito à levar três delegados(as): os titulares são o Coordenador de Comunicação Ciro Oliveira, a TAE Natalia San Martins e o Coordenador de Formação Política e Sindical Eloiz Cristino, já na suplência estão o Coordenador Financeiro e Patrimonial Eleutério Jost, a Coordenadora Jurídica e de Relações de Trabalho Cerlene Machado, a Tita, e a Coordenadora de Assuntos de Aposentadoria e Pensão Marilene Chaves. Já o VAL, pelas mesmas razões já citadas, terá direito de levar uma delegada: a Coordenadora Geral Loiva Chansis como titular e seu suplente é o Coordenador de Assuntos de Aposentadoria e Pensão Fioravante do Amaral.

Dentre os demais pontos discutidos estavam a greve dos Servidores(as) Públicos(as) Federais (SPFs) e aprovação por unanimidade da ação judicial para suspenção de verbas e benefícios dos servidores e servidoras que se aposentaram por doenças incapacitantes (clique aqui).

A Assembleia contou com a presença do advogado Heverton Padilha, que realizou explicação sobre a questão da revogação da emenda que concedia a isenção da contribuição previdenciária até o dobro do teto do INSS para servidores(as) portadores de doença incapacitante. Heverton também informa sobre essa medida exigir que se tenha uma devolução dos valores desde 2019 e questiona a legalidade da emenda. Dessa forma, foi proposta uma ação judicial para início imediato, realizada pela assessoria jurídica, a qual foi aprovada por todos e todas presentes.

Por conseguinte, a Coordenadora Geral Loiva Chansis, a qual mediou a Assembleia, informa sobre a questão da greve dos SPFs, tendo com motivo a reposição salarial, que gerou controvérsias entre os e as participantes. O encaminhamento foi a revisão dessa movimentação no dia 9 de março com discussão na Plenária da FASUBRA. A sugestão da Assembleia é que os dias 8 (com protagonismo de luta feminina, no Dia Internacional da Mulher) e 9 de março sejam dias de luta/mobilizações municipais e/ou estaduais, promovendo atividades com entidades sindicais e uma mobilização local, postergando a greve para abril.

“Nós iremos levar tudo isso em Plenária, com nossos e nossas delegadas e, assim que tivermos decisão sobre o assunto, iremos informar nossa base”, afirma a Coordenadora Loiva.

Além disso, foram dados alguns informes gerais pela Coordenadora Loiva Chansis, a respeito da Instrução Normativa 65, que diz respeito ao trabalho remoto e a pauta da flexibilização da jornada de trabalho no Hospital Universitário de Santa Maria, algo que vem sendo discutido junto a gestão do Hospital e da Universidade. Loiva atualizou a categoria, colocando que é extremamente necessário que haja uma série de debates elucidando essa pauta.

Outro informe dado pela Técnico Administrativa em Educação (TAE) Natália San Martin é de que o coletivo de mulheres de Santa Maria já está programando atividades de luta para o dia 8 de março. Ela também convida todas e todos para uma reunião que ocorre no dia 25 de fevereiro, para construir ações no mês da mulher.

Em síntese, a 13ª Assembleia Geral Virtual foi avaliada de maneira muito produtiva e relevante para a categoria pela Coordenação do Sindicato, contando com a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras da UFSM. A Assufsm espera que o debate e a luta sigam, assim como deseja contar com a participação ativa de sua base de TAEs nas decisões da categoria.

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *