ASSUFSM reafirma compromisso com a luta antirracista e o fortalecimento das pautas do povo negro

O GT Políticas Sociais e Antirracistas da Assufsm esteve reunido na tarde gelada dessa quarta-feira (23), para debater pautas importantes para o movimento negro da UFSM. Dentre os informes, está o apoio a realização do próximo Congresso de Pesquisadores Negros e Negras (COPENE), que acontecerá em novembro de 2025, disponibilizando a infraestrutura da Sede Campestre da entidade para acolher parte das atividades do evento. O apoio reflete o comprometimento histórico da entidade com as pautas de igualdade racial e justiça social, fortalecendo o diálogo com movimentos e pesquisadores que constroem, diariamente, a resistência e a valorização da cultura negra no Brasil.

Neste mês de julho, a entidade também presta uma homenagem póstuma a Adriane Rodrigues, liderança do Reino de Oxum Pandá, que esteve presente e colaborou ativamente com a feijoada promovida pela ASSUFSM em novembro de 2024, por ocasião do Dia da Consciência Negra. Adriane foi uma referência na defesa da ancestralidade e na valorização das religiões de matriz africana em Santa Maria. Sua partida deixa um vazio imenso, mas sua luta segue viva nos corações e nas memórias de quem compartilhou da sua força e sabedoria. A homenagem será publicada no dia 25 de julho, data em que se celebra o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, uma data de resistência que evidencia as múltiplas opressões enfrentadas pelas mulheres negras, mas também suas vozes, histórias e legados.

Além disso, a ASSUFSM vem acompanhando com atenção e preocupação os episódios de racismo vivenciados por TAEs negros e negras dentro da UFSM, dentro dos centros de ensino. Diante dessa realidade, a entidade irá propor a redação de uma carta aberta, nas mídias sociais da Assufsm, em defesa dos servidores(as) Técnico Administrativos(as) em Educação negros(as), denunciando essas violências institucionais e reforçando a necessidade urgente de combate ao racismo estrutural e interpessoal na universidade. Além disso, uma deuncia será levada ao Conselho Universitário.

Ainda no campo da luta antirracista, a entidade irá colaborar com os debates para o Encontro Nacional de Negros e Negras da FASUBRA, também previsto para novembro, dentre os temas escolhidos no GT Políticas Sociais e Antirracistas estão:

📌 colorismo,
📌 racismo institucional,
📌 nova Lei de Cotas e
📌 comissões de heteroidentificação.

Com essas ações, a ASSUFSM reafirma o compromisso de construir um ambiente universitário mais justo, plural e livre de todas as formas de discriminação racial.

Participaram do GT Políticas a Coordenadora Geral Alessandra Alfaro, o Coordenador de Esporte Cultura e Lazer Paulo Quadrado, a Coordenadora de Formação Política e Sindical Vanessa Kunz, a TAE Jiele Silva e o TAE Aposentado Antoninho Ezequiel.

TAE, participe das atividades do seu sindicato!

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *