Assufsm realiza ato contra a Instrução Normativa nº 02/18

Na tarde de terça-feira (04), a categoria realizou um ato na Reitoria contra a Instrução Normativa nº 02/2018 que precariza e representa um desmonte à carreira de técnico-administrativos e administrativas em educação. A mobilização aconteceu no Hall da Reitoria e teve organização da Assufsm, Comissão Interna de Supervisão da Carreira de TAEs (CIS) e ATENS. 

Durante a mobilização foi lido o documento que a Assufsm, em conjunto com a CIS e ATENS, protocolou para barrar a implementação da IN nº02/18 na UFSM. No documento, as entidades frisam a importância de “levar em consideração modelos de gestão com horários flexíveis de forma a garantir a qualidade e o bom desempenho das trabalhadoras e trabalhadores e extrair assim, o melhor desempenho dos serviços”. Ainda alerta que segundo estudos o “não reconhecimento do trabalhador (a) no desenvolvimento de suas tarefas fragilizam o comprometimento organizacional, além de causar consequências severas a saúde do trabalhador (a) ”.

Após a leitura do documento foi deliberado que todos e todas presentes subissem até o quarto andar, na sala da PROGEP para fazer a entrega do documento para a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas Márcia Helena Lorentz.

Ao entregar o documento, a coordenação da Assufsm, explicou que a luta é pelos direitos da categoria e que o objetivo da manifestação é demonstrar a insatisfação sobre como a UFSM está tratando da IN nº02/2018. “Nós queremos as 6 horas para toda a universidade e essa é a nossa luta, dentro dos horários flexibilizados. Nós estamos retrocedendo aos poucos e esse que é o problema. Esse diálogo do Grupo de Trabalho que nós gostaríamos que tivesse sido feito antes, não é um espaço de discussão. A Administração já sinalizou que a IN nº02/2018 será implementada na UFSM”.

Em contrapartida, a pró-reitora enfatizou que não há nada definido ainda e que, em outra ocasião, ela está à disposição para dialogar com a categoria. Na oportunidade, técnico-administrativos e administrativas em educação também tiraram algumas dúvidas pontuais com a Pró-Reitora. 

Instrução Normativa nº02/2018 

         A Instrução Normativa nº 02/18 foi lançada em setembro deste ano, pelo Governo Temer e estabelece uma série de normas que afetam drasticamente os direitos e a carreira de TAEs. Desde a divulgação, a Assufsm vem construindo debates com a categoria e a Administração para barrar a implementação desta na UFSM.

         Em assembleia realizada na última semana (ver aqui), a categoria aprovou o ato para demonstrar contrariedade a Instrução Normativa nº 02/2018 e o dia 06/12 (ver aqui) como dia de paralisação e lutas contra a IN 02/18; em favor da autonomia e democracia universitária; e pelos direitos dos aposentados, aposentadas e pensionistas.

Postagens recentes

Geral

14 de agosto –  Dia dos Pais

A Assufsm deseja a todos os Pais, responsáveis, mães solo, tios(as), avós e demais pessoas que realizam esse papel, um dia de muita alegria com

Ler mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.