Assufsm realiza homangens a personalidades negras da UFSM

Além da programação e da Feijoada que a Assufsm está promovendo para o novembro negro, o GT Políticas Sociais e Antirracistas também irá homenagear algumas personalidades negras da UFSM que estavam e estão na militância. Na sequência, vamos homenagear a TAE Aposentada Vânia Paulon.

Abaixo, confira o texto de homenagem para Vânia:

Vânia Paulon ingressou na UFSM, através de uma transferência do Ministério do Exército para o Ministério da Educação. Do hospital do exército, chegou em 1979 para compor a equipe do hospital veterinário da UFSM no cargo de auxiliar de enfermagem. 

Conhecida por ser amiga de uma cobra durante seus anos de trabalho, Vânia entende a importância do seu trabalho pois é um ambiente onde se valoriza a vida dos animais. Além de se preocupar com a vida dos bichinhos, dona Vânia também é militante da luta sindical desde seu início da carreira até após sua aposentadoria. A TAE foi representante no Conselho Universitário na sua época de ativa e até hoje participa dos GTs como o dos aposentados e aposentadas.

Ela também é idealizadora do Projeto Pilão, que busca auxiliar as comunidades quilombolas e afrodescendentes na busca pela emancipação, defesa dos direitos humanos, acesso à saúde e à alimentação adequada, geração de renda e valorização cultural, iniciado em 2007. 

“A gente continua sempre trabalhando. Quando chamam a gente, quando ligam pra gente, a gente não tem como não ir. A gente procura de uma maneira ou de outra a gente vai. Apesar da dificuldade econômica que todo mundo tá vivendo, a gente procura ir na comunidade, fazer alguma coisa, ajudar da maneira que a gente pode”, comenta. Vânia comenta que participar desse projeto é uma forma de se sentir viva.

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isso vai fechar em 0 segundos