Assufsm realiza homangens a personalidades negras da UFSM

Além da programação e da Feijoada que a Assufsm está promovendo para o novembro negro, o GT Políticas Sociais e Antirracistas também irá homenagear algumas personalidades negras da UFSM que estavam e estão na militância. Na sequência, vamos homenagear a TAE Pedrolina Barboza Marques, já falecida.
Abaixo, confira o texto de homenagem para Pedrolina:
Pedrolina Barboza Marques começou a fazer parte da UFSM em outubro de 1982 como auxiliar operacional de serviços gerais. 40 anos depois sua aposentadoria chegou e sua trajetória na Universidade se encerrou em junho de 2022.
Dona Lina, como era conhecida, ficou 13 anos trabalhando na limpeza do hospital, depois passou a trabalhar no Arquivo e no setor de Hemato-Oncologia. Encerrando sua trajetória na UFSM, quando o prédio da Turma do Ique, ao lado do Husm, ficou pronto ela foi ajudar no trabalho com as crianças.
Matriarca de uma grande família, formada por quatro filhos, 11 netos e seis bisnetos, a TAE deixou seu legado em seus descendentes. Além disso, dedicada a sua comunidade, por 32 anos realizou festas beneficentes para as crianças.
Em uma entrevista para o Diário, Pedrolina conta: “eu atendo até os cachorros da rua. Hoje mesmo, estou com um operadinho lá em casa, que foi atropelado. Como é que eu vou deixar um ser todo quebrado no chão, sofrendo? Quem aparece na minha frente, eu ajudo. Deus vai me dar em dobro em saúde, depois”.

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isso vai fechar em 0 segundos