Edemilson Jorge Xavier, formado com enfermeiro, ingressou na Universidade em 1987, ocupando o cargo de auxiliar de laboratório no Hospital Universitário de Santa Maria. Mais tarde, se tornou enfermeiro no HUSM. Durante sua carreira também atuou na direção de enfermagem do Hospital, como vice-diretor.
No sindicato, foi Coordenador Jurídico e de Relações de Trabalho, atuando no GT Políticas Sociais e Antirracistas, assuntos da causa negra e antirracista. Edemilson, ao lado de Loura, Loiva, Rogério e Cabral, foi um dos fundadores do coletivo Vamos à Luta.
O TAE contribuiu com suas experiências e vivências por 30 anos na Universidade e no Sindicato.
“Acho que nossas lutas já deram frutos, mas ainda temos muito a avançar pela luta do povo negro e periférico, conseguimos implementar a política de cotas na UFSM, mas ainda não temos mulheres e negros(as) nos postos de gestão em nossa universidade, temos aí muita luta pela frente”, relatou.

Geral
Câmara deve lançar grupo para discutir mudanças no funcionalismo
A Câmara dos Deputados vai lançar um Grupo de Trabalho para discutir mudanças no funcionalismo público, incluindo modernização do Estado e melhorias de serviços públicos.