Diante das falas de caráter racista proferidas em um transporte coletivo da linha da Universidade, em Santa Maria, supostamente praticado por uma enfermeira do HUSM, a ASSUFSM vem a público manifestar repúdio a quaisquer atos de intolerância, discriminação e preconceito que afrontam os princípios de uma universidade pública, plural, inclusiva, igualitária e democrática.
Lamentamos profundamente o ocorrido e prestamos nossa profunda solidariedade a todas/todos que vêm sendo alvo desses ataques. Sabemos que atitudes racistas são praticadas e direcionadas ao povo negro, historicamente e cotidianamente, às vezes, de forma velada, e outras, de maneira explícita. A recorrência desses atos – que através da intimidação, visam silenciar vozes e saberes – demonstra o quanto a sociedade ainda precisa avançar no respeito à dignidade e aos direitos humanos.
Sabemos que, nesta sociedade, não basta não ser racista, que é preciso ser antirracista e, por isso, reiteramos nosso compromisso inegociável com esta luta. Nos posicionaremos cada vez com mais firmeza contra qualquer episódio que venha a ferir a integridade física e/ou moral de qualquer pessoa.
É importante lembrar a todas e todos que racismo é crime – expresso na lei 7.716/89 – e sua prática é considerada inafiançável e imprescritível, sob penas de 1 a 3 anos de reclusão e multa. Diante disso, reivindicamos que a Administração Central da UFSM busque identificar de forma mais célere os responsáveis por esses atos hediondos e tome as medidas cabíveis urgentemente.
Racistas não passarão!
28 de abril de 2023
Gestão 2021-2023 Assufsm