ATENÇÃO: TAE Aposentado(a) e Pensionista, em 2022, a prova de vida volta a ser exigida

Técnico Administrativo(a) em Educação Aposentado(a) e Pensionista da UFSM, atente-se, a prova de vida volta a ser exigida em 2022, por isso, efetue o procedimento o mais breve possível. A orientação é da Direção Nacional da FASUBRA para todos e todas servidoras públicas aposentadas e pensionistas das Universidades Federais.

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) alerta que quem não realizar o recadastramento terá o salário suspenso da folha de pagamento de janeiro de 2022, por determinação do Governo Federal.

A obrigatoriedade da realização da prova de vida esteve suspensa até o mês de julho de 2021 em virtude do estado de pandemia provocado pela COVID-19. A partir do referido mês, a realização da comprovação de vida voltou a ser obrigatória. Ocorre que, em consulta ao sistema SIAPE, verificou-se que uma quantidade significativa de aposentados(as) e pensionistas que ainda não realizaram a prova de vida no prazo, apesar dos e-mails de notificação enviados via sistema SouGov.

O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas das IFES (Forgepe) tentou prorrogar o prazo junto ao Governo Federal, porém não obteve sucesso. Na mesma perspectiva, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) solicitou revisão do prazo e aguarda posição da gestão federal. A prova de vida é obrigatória e deve ser feita anualmente pelo servidor(a) aposentado(a) ou pensionista (não pode ser realizada por procurador). Nesse sentido, se orienta que aposentados(as) e pensionistas procurem o setor de gestão de pessoas da sua Universidade para obter mais informações.

UFSM

A Coordenação da Assufsm esteve em contato direto com a PROGEP da UFSM e, em reunião com o setor de pagamentos foi revelado que em torno de 96 servidores(as) aposentados(as) e pensionistas não responderam aos telefonemas, cartas e nem se manifestaram perante à PROGEP, por isso, um edital será publicado com a suspensão do pagamento dessas pessoas que não realizaram a prova de vida. Ainda conforme o setor de pagamentos, a folha de janeiro fechou no dia 14.

Na UFSM, o setor responsável pelas questões da prova de vida é o Núcleo de Pensão e Aposentadoria, no ramal 3220-8323, ou pelo e-mail provadevida@ufsm.br da Coordenadoria de Concessões e Registros/CCRE.

Prova de Vida

A prova pode ser realizada no banco da preferência do ou da aposentada e pensionista e/ou no aplicativo da SouGov.br pelo computador ou celular. Além disso, a Assufsm realizou um tutorial de como você pode se cadastrar no aplicativo, caso ainda não possua cadastro. Clique aqui para ter acesso ao tutorial. Além disso, o aposentado(a) e pensionista também pode contar com o vídeo explicativo para a realização da prova de vida diretamente online.

Se você optar por ir presencialmente, alguns documentos são obrigatórios para o procedimento. Veja aqui qual a documentação necessária para realizar a prova de vida.

Por fim, no dia 24 de janeiro é dia dos e das aposentadas e pensionistas e a luta do dia é contra o Decreto 10.620, assinada em 5 de fevereiro de 2021 pelo presidente da República Jair Bolsonaro, que transfere aposentados(as) e pensionistas das autarquias e fundações para a vala comum do INSS. A FASUBRA lançou um manifesto sobre o assunto, clique aqui para apoiar.

Texto com informações da FASUBRA, Agência Brasília e UFSM

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.