A Câmara de Vereadores, na manhã da última sexta-feira (25), sediou a abertura da 3ª Semana pela não violência contra a mulher, instituída pela Lei Municipal Nº 5483, de 2011. Compuseram a mesa de autoridades o presidente do Legislativo, vereador Valdir Oliveira; a vereadora Helen Cabral; Bruna Carreta, da ONG Sobre Nós; Marta Adaime, vice-reitora da UFSM; Silvana Lode, representando a delegacia especializada em atendimento à mulher; Alice Carvalho, psicóloga; Juliana Vasconcelos, advogada e Ana Cristina Londe Nogueira Aguirre, da Polícia Rodoviária Federal.
A vereadora Helen Cabral, autora do projeto de lei que originou a Semana de não violência contra a mulher, enfatizou que o grande objetivo é promover a reflexão e o debate sobre o fato de Santa Maria ter a característica de uma cidade violenta em relação às mulheres. “O grande objetivo é fazer o debate e levar essa reflexão, por isso, contamos com parceiros e parceiros que estarão nos ajudando nas escolas e nas comunidades”, declarou a parlamentar.
O início das atividades acontece em 25 novembro, data conhecida como dia mundial de luta pela não violência contra a mulher. Na semana, são realizados debates, palestras, cursos e manifestações com objetivo de difundir a luta pela não violência contra a mulher.
Confira a programação:
Dia 26/11 – Roda de conversa
Horário: às 18h
Local: Vila Schirmer
Dia 27/11 – Roda de Conversa
Horário: às 18h30
Local: Centro Comunitário Residencial Dom Ivo Lorscheiter
28/11: Palestra
Horário: às 10h
Local: Escola Coronel Pilar
29/11: Palestra
Horário: às 10h
Local: Escola Margarida Lopes
30/11: Palestra
Horário: às 19h30
Local: Escola Cícero Barreto
1°/12: Palestra
Horário: às 8h
Local: Escola Manoel Ribas
02/12: Palestra
Horário: às 8h
Local: Escola Maria Rocha
Fonte: Câmara Municipal de Santa Maria
Fotos: Isadora Pilar e Luã Santos