Campanhas do mês de junho: vermelho, violeta e laranja – Assufsm apoia essas causas

Junho é marcado por três cores que representam importantes campanhas. A cor vermelha representa a importância da doação de sangue, o violeta é conscientização da violência contra a pessoa idosa e a cor laranja tem o objetivo de conscientizar sobre a leucemia e a anemia.

Junho vermelho

Neste mês é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, no dia 14, pela proximidade com a data, junho foi escolhido para representar a campanha que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue.

A campanha foi criada para atender a uma demanda crescente por doações e busca mobilizar a sociedade a se engajar nessa causa vital. Durante todo o mês, são realizadas diversas ações em parceria com hemocentros, hospitais, ONGs e empresas, incluindo campanhas de mídia, mutirões de doação, palestras e eventos educativos, visando aumentar a conscientização e incentivar a doação regular de sangue.

Em Santa Maria, o Hemocentro está sempre aceitando doações sanguíneas. Para isso, é necessário ligar no (51) 3287-2549 ou clicar aqui para agendar seu horário.

TAE, doe sangue e salve vidas!

Junho violeta

O objetivo da campanha de junho é incentivar a sociedade a se sensibilizar para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa contra a violência que essa população vem sofrendo. A campanha foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006.

Todos anos são registrados altos índices de violência contra idosos. Nos três primeiros meses de 2024 foram registradas 42.995 denúncias de violações contra pessoas de 60 anos de idade ou mais na Ouvidoria Nacional. No ano passado, 2023, com 33.546 registros, e em 2022, com 19.764. Entre os abusos mais comuns este ano, destaques para negligência (17,51%), exposição de risco à saúde (14,68%), tortura psíquica (12,89%), maus tratos (12,20%) e violência patrimonial (5,72%).

É importante ressaltar que a discriminação etária faz parte da violação dos Direitos Humanos, por isso, é necessário que os governos, instituições e a população no geral se conscientizem para que essa situação mude.

Viver sem violência é um direito. Se você souber de alguma violência contra a pessoa idosa, ou se você sofre essa violência, disque 100 e denuncie!

Junho laranja

A campanha Junho Laranja foi criada para alertar a população sobre duas doenças importantes que envolvem o sangue: a anemia e a leucemia. A anemia se trata de uma doença relacionada à queda de glóbulos vermelhos e a leucemia refere-se a um câncer da célula de sangue.

As causas da anemia variam e podem envolver diferentes órgãos e doenças, e por isso necessita de uma investigação detalhada para determinar a origem exata após a detecção inicial via hemograma.

Já a leucemia pode ser identificada por sintomas como a baixa contagem de plaquetas, manchas roxas na pele, palidez, infecções graves e aumento dos gânglios linfáticos. Estes sinais indicam uma doença potencialmente grave que requer tratamento rápido e adequado. Além disso, a anemia também faz parte do quadro de sintomas dessa doença.

TAE, cuide da sua saúde e da sua família!

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isso vai fechar em 0 segundos