Categoria realiza assembleia e aprova calendário de lutas com novos dias de paralisação no mês de setembro

Na manhã desta quarta- feira (03), às 9h, no auditório do Colégio Politécnico da UFSM, ocorreu a Assembleia da categoria, conduzida pela Coordenadora Geral Alessandra Alfaro, que esteve na mesa ao lado da Coordenadora de Secretaria Gabriela Malaquias. A atividade teve início com a leitura do ID n° 24 da Fasubra (confira aqui) e seguiu com informes e debates sobre a conjuntura nacional e local.

O Coordenador Financeiro da Assufsm Guilherme Elwanger apresentou informações da Plenária Nacional, destacando a nota do Ministério da Gestão e Inocação em Serviços Públicos (MGI) sobre as acelerações de carreira e reforçando a orientação da Fasubra para que as reitorias implementem também as medidas em benefício de aposentados(as). Ele ainda ressaltou a necessidade de intensificar a mobilização da base e manter o estado de greve. (Entenda por que a ASSUFSM está em Estado de Greve clicando aqui).

Entre os informes, o TAE Wilson Rosa – que também esteve representando a Assufsm na Plenária Nacional da Fasubra – demonstrou preocupação com a baixa mobilização das universidades em todo o país.

Também foi informado que o Coordenador de Esporte, Cultura e Lazer da Assufsm Paulo Quadrado e as TAEs Arlete Maria Vieira e Maria Dalva dos Santos – que também faziam parte da delegação que representou a Assufsm na Plenária – seguem em Brasília para pressionar contra a Reforma Administrativa, considerada pela maioria dos presentes como o principal desafio da categoria no momento. Nesse mesmo eixo, a Coordenadora Geral Alessandra Alfaro reforçou que a luta é essencial, já que a proposta impacta diretamente a populaçã

Em seguida, a TAE Sandra Rocha, representante da Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS), relatou o trabalho conjunto com a Assufsm e a PROGEP em ações de especialização e na minuta sobre a flexibilização da jornada de trabalho.o.

Outros informes trataram de diferentes áreas:

  • O Coordenador Geral Ciro Oliveira, integrante da Comissão Eleitoral, falou sobre o processo de eleição em curso na Assufsm e convidou a categoria a acompanhar o debate entre as chapas que será realizado no dia 12 de setembro na Rádio Universidade 800AM;

  • A Coordenadora Geral Alessandra Alfaro, também represnetante da Comissão Central do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), falou sobre a reunião realizada entre a Assufsm e PROGEP (veja aqui), onde foram debatidos os três instrumentos avaliativos sobre o PGD, que serão implementados em setembro;

  • A TAE aposentada Velcir Rubenich destacou a necessidade de mobilização dos(as) colegas aposentados(as), chamando para participarem do tradicional encontro mensal que ocorre nesta tarde de quarta-feira, (03), no prédio da Antiga Reitoria (veja aqui);

  • O TAE Jorge Trindade lotado na Pró-Reitoria de Extensão (PRE),  divulgou programas de extensão, destacando a UFSM como uma das universidades federais que mais oferece serviços para a comunidade. Finalizou sua fala convidando colegas a conhecerem e participarem.

No espaço destinado às avaliações, os(as) presentes convergiram sobre a urgência da mobilização. O Coordenador Geral Ciro Oliveira avaliou que agora o eixo central da luta segue sendo o enfrentamento à Reforma Administrativa. O TAE Carlos Alberto Deconto, o aposentado Anicento Cabral e a TAE Lilia Bachinski defenderam maior união e aproximação com a sociedade. O TAE Luciano Klat, por sua vez, se mostrou cético quanto ao andamento da proposta no Congresso e criticou a falta de mobilização da categoria que, segundo ele, estaria anestesiada após o reajuste de 9% obtido na última greve.

Deliberações


Entre as deliberações, a pauta sobre Caravana à Brasília teve 24 votos a favor, 40 contra e uma abstenção.Por ampla maioria (dois votos contrários), foram aprovados os dias 10 e 11 como datas de paralisação. Nesse período, haverá panfletagem no HUSM e uma ação coletiva de doação de sangue.

A assembleia também aprovou a divulgação em mídias externas, como forma de ampliar o diálogo com a comunidade e reforçar a mobilização.

Postagens recentes

Geral

Fasubra publica ID n° 24 de 2025

Na terça-feira (02), a FASUBRA Sindical divulgou o Informe de Direção nº 24/2025, com o relatório da Plenária Nacional realizada entre os dias 29 e

Ler mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *