Cerimônia virtual marca posse do novo reitor da UFSM, Luciano Schuch

A Solenidade de Posse do novo reitor da UFSM Luciano Schuch, foi adiantada para a tarde de quarta-feira (05), às 18h. Isso porque o Ministro da Educação Milton Ribeiro cancelou a agenda presencial, em Santa Maria, do sábado, dia 8 de janeiro, às 10h, dia oficial da posse do Reitor, da vice-Reitora, a professora Martha Adaime e toda a equipe de pró-reitores e reitoras que seguirão pelos próximos quatro anos junto da nova gestão. A posse presencial e a transmissão online da cerimônia ainda seguem mantidas para o final de semana (veja aqui).

Durante a solenidade, o Ministro da Educação assinou o termo de posse do novo reitor no sistema eletrônico de informações do Ministério da Educação, em conformidade com o decreto publicado no Diário da União do dia 24/12/2021.

Em seu discurso, o Ministro parabenizou o reitor recém-empossado e também fez votos para que o trabalho de gestão que vem sendo desenvolvido na universidade continue nos próximos anos:

“Não é difícil falar bem da UFSM por tudo o que ela tem realizado em termos de grandes objetivos acadêmicos. Fico muito feliz de ter a oportunidade de participar da posse do magnífico reitor Luciano Schuch e espero que a gestão seja muito profícua, seja uma gestão focada naquilo que tem a ver com a educação em termos acadêmicos. Que a nossa universidade possa se tornar cada vez mais um centro de excelência, como tem sido até agora, como uma referência de qualidade acadêmica. Então, fica aqui o registro da minha satisfação de ver o professor Luciano no quadro de reitores”.

Já o reitor Luciano Schuch, depois de agradecer a todas as pessoas que contribuíram em sua jornada até o posto máximo da UFSM, comentou sobre as diretrizes que vão guiar a sua gestão em frente à universidade:

“Queremos uma universidade de excelência, e falta muito pouco para chegarmos lá. Acredito que na próxima avaliação chegaremos a esse objetivo e, para isso, a nossa gestão vai buscar desburocratizar a nossa universidade, torná-la mais moderna, mais próxima da sociedade. A universidade só é forte quando está junto da sociedade. A extensão e a inovação vão ser nossas bandeiras. Uma universidade que vai se preocupar com os problemas que afligem a humanidade, mas sempre com o olhar em nossas regiões. Queremos uma universidade de excelência, mas também uma universalidade humana, acolhedora, onde aqueles que escolherem fazer a sua jornada acadêmica com a gente, sejam impactados e transformados”.

A cerimônia virtual contou com a presença do ex-reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, do Secretário substituto da Secretaria de Educação Superior(SESu), Eduardo Gomes Salgado, dos pró reitores(as) e diretores(as) da UFSM, além do Ministro de Educação do Estado, Milton Ribeiro, do novo reitor, Luciano Schuch e de seus familiares.

Protestos Online

A cerimônia seguiu sob fortes protestos online, nos comentários da live de posse. Dentre eles, Coordenadores e Coordenadoras da Assufsm parabenizaram a nova gestão e realizaram pedidos de autonomia universitária e luta pela categoria de TAEs da UFSM.

“Desejamos uma excelente gestão ao Profesfor Luciano, Professora Martha, que tenha finalizado o autoritarismo, Autonomia com Democracia, democracia combina com o diálogo interno com as representações das entidades dos segmentos que compõem a comunidade universitária”, pede o Coordenador de Formação Política e Sindical da Assufsm Eloiz Cristino.

A Coordenadora de Assuntos de Aposentadoria e Pensão Marilene Chaves também se manifestou:

“Infelizmente este governo de plantão, não está nem aí para saúde e a educação. Ainda bem que faltam apenas 360 dias para ficarmos livre deste governo”, desabafa ela.

A Coordenadora Geral Loiva Chansis enviou seu recado:

“Que essa gestão não abra mão da democracia, que lute de forma a não permitir que o negacionismo esteja presente na nossa UFSM!”, clama ela.

Além disso, o Coordenador de Comunicação Sindical da Assufsm Ciro Oliveira também proferiu algumas palavras:

“Professor Luciano Schuch , desejo uma ótima gestão, baseada no diálogo e na democracia, diversa, inclusiva e comprometida com as necessidades do povo brasileiro!”, e segue: “Bolsonaro nomeia reitores interventores, alinhados ideologicamente ao governo genocida. Precisamos de respeito à democracia e autonomia. #ForaBolsonaro”, afirma ele.

A Assufsm confeccionou uma faixa para levar até a posse presencial, como forma de protesto com os cortes na educação e na saúde, pelo Governo Federal, ao longo de todo o suas gestão. Veja abaixo:

DCE – UFSM

O Diretório Central dos e das Estudantes da Universidade também se manifestou em suas redes sociais. Em nota, o DCE chama de livramento o cancelamento da presença do Ministro em Santa Maria.

Veja a nota na integra:

LIVRAMENTO!

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, cancelou hoje sua vinda para a UFSM, que ocorreria no sábado (08). Mesmo assim, não podemos baixar a guarda. A exemplo de 2021, este será um ano muito difícil, com previsão de mais ataques as nossas Universidades. Por isso, o Movimento Estudantil precisa estar cada vez mais forte para fazer frente a esses ataques. Já nos próximos dias iremos convocar as entidades estudantis de base para o primeiro Conselho de Entidades de Base de 2022, a fim de que iniciemos o ano com muito debate e luta!

O vídeo da posse está disponível no Facebook do Gabinete do Reitor.

Texto com informações do Gabinete do Reitor da UFSM e DCE/UFSM
Foto destaque: PrintScreen da Cerimônia de Posse/UFSM

Postagens recentes

Geral

14 de agosto –  Dia dos Pais

A Assufsm deseja a todos os Pais, responsáveis, mães solo, tios(as), avós e demais pessoas que realizam esse papel, um dia de muita alegria com

Ler mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.