A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados debateu na tarde desta quarta-feira (11) a viabilidade e as implicações de integrar avaliações de desempenho escolar internacionais no sistema educacional brasileiro.
O debate atendeu ao pedido da deputada Adriana Ventura (Novo-SP) . Conforme a deputada, no cenário global atual, a qualidade da educação é frequentemente medida por padrões de referência internacionais que proporcionam uma comparação padronizada entre países. Um dos exemplos é o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), aplicado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Para ela, a adoção dessas avaliações como referencial no Brasil pode elevar a qualidade da educação e preparar melhor nossos jovens para os desafios globais. “A aplicação de padrões de referência internacionais ajudaria a identificar lacunas específicas no sistema educacional brasileiro em comparação com padrões globais, orientando políticas públicas mais eficazes, promovendo uma maior transparência e responsabilidade sobre os resultados educacionais, aumentando o comprometimento com metas de melhoria contínua”, afirma.
A presença do Brasil nas avaliações internacionais se justifica na medida em que, por meio de estudos, são construídos e definidos parâmetros internacionais de qualidade da educação. Esses parâmetros ajudam o país na definição e adoção de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino e ainda comparam a educação do país com os demais partícipes.
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