A Universidade Federal de Santa Maria designou, por meio da Portaria nº 1405, de 08 de junho de 2022, a Comissão Temporária de Avaliação e Implementação do Teletrabalho na UFSM (veja mais).
A Comissão está composta por representantes do Gabinete do Reitor, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), da Seção Sindical dos Técnicos de Nível Superior (Atens), do Sindicato Nacional dos Servidores Federais de Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) e da Associação dos Servidores da UFSM (Assufsm), com a titularidade do Coordenador de Formação Política e Sindical Eloiz Cristino e suplência da Coordenadora Geral Loiva Chansis.
O teletrabalho é uma das ferramentas previstas pelo Decreto nº 11.072, de 17 de maio de 2022, que dispõe sobre o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Inicialmente, a Comissão tem o intuito de informar aos servidores(as) da UFSM sobre o que consiste o Programa de Gestão e Desempenho, no qual está inserido o teletrabalho, e as principais diferenças deste em relação ao trabalho remoto. Após essa etapa, uma consulta pública deve ser feita junto aos servidores(as), para que a Instituição possa decidir, de forma coletiva, se irá aderir ao Programa.
Para que os e as interessadas possam acompanhar o assunto de forma centralizada, bem como o andamento dos trabalhos da Comissão, de forma transparente, por meio da publicação das atas das reuniões, foi criado um menu, no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, sobre o PGD, acesse aqui.
A Assufsm, por intermédio de seu Setor de Comunicação, também está elaborando um material explicativo sobre o teletrabalho, que logo será lançado.
Texto com informações da UFSM
Foto: PROGEP