A 12° Conferência Municipal de Saúde de Santa Maria inicia nesta tarde (31), a partir das 18h, no Hotel Itaimbé. As inscrições para participar, serão feitas na hora, no local do evento. As atividades seguem até amanhã (01/04), e têm como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, em virtude da referência que celebra os 35 anos da promulgação da Constituição Cidadã e do Sistema Único de Saúde (SUS).
Esse encontro prepara para a etapa regional e, em seguida, a etapa nacional dos debates. A 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília. Veja o vídeo institucional de divulgação do evento:
PRÉ-CONFERÊNCIA DE SAÚDE NA UFSM
No dia 22 de março o Centro de Ciências da Saúde (CCS) sediou a Pré-Conferência de Saúde da UFSM, que discutiu temas como a educação na saúde, formação profissional, propostas para o Sistema Único de Saúde e prioridades para a gestão do Centro.
Na ocasião, quem representou a Assufsm foi a coordenadora geral Loiva Chansis que, em sua fala, pontuou a necessidade do fortalecimento do SUS: “discutir saúde passa também por discutir políticas públicas”. Loiva elogiou a iniciativa e a construção do diálogo democrático.
O SUS definiu como formas de participação popular as conferências e os conselhos. A diretoria do CCS, Maria Denise Schimith explica que “a cada início de governo, é esperado que se façam essas consultas à comunidade em geral para que a política pública de saúde seja planejada em conjunto com a participação popular”. Sendo assim, frente a convocação da 17ª Conferência Nacional de Saúde pelo Ministério da Saúde, as discussões começam a ser descentralizadas para Estados e municípios.
Em Santa Maria, diversas Pré-Conferências foram realizadas. Na UFSM, o evento teve grande participação da comunidade acadêmica que lotou o auditório Gulerpe do Hospital Universitário.
Maria Denise explica a importância da realização desse espaço democrático dentro da Universidade: “Se nós, que somos da UFSM, não falamos o que a gente necessita, fica quase impossível o município adivinhar. Algumas propostas foram sugeridas e podem beneficiar toda a comunidade, como a Farmácia Escola que pode ser um ponto de dispensação de medicamento, além da proposta de criação de um pronto-atendimento ou unidade de atendimento público que esteja disponível até mais tarde, na zona leste da cidade. Esse tipo de proposta só vem de quem usa o Sistema, no local que está.”
Na Pré-Conferência, o professor Alcindo Ferla ministrou a palestra “Educação na Saúde e Formação Profissional: quando o cuidado encontra o SUS”. A Assufsm conversou, posteriormente, com o professor que avaliou o evento como muito produtivo e enriquecedor. “A participação da população é bem importante porque se entende que a saúde que está na Constituição – que não é só a a assistência às doenças, mas a prevenção, e a promoção de uma vida saudável e tranquila em liberdade nos territórios – precisa não ter só a opinião dos profissionais e gestores. Inclusive esse é um desafio: incluir cada vez mais”