1° DICA
Na sexta-feira, dia 26 de setembro, o Theatro Treze de Maio recebe a estreia de “Sol e a semente sagrada”, uma peça voltada ao público infantojuvenil que, de forma lúdica e envolvente, provoca a reflexão sobre a urgência de mudar hábitos para garantir a saúde do planeta. Com dramaturgia e direção de Gelton Quantos, a montagem traz cenário e elementos construídos a partir de materiais reciclados coletados nas ruas de Santa Maria. A cenografia conta ainda com a participação da artivista Mariri, reconhecida pelo trabalho a partir de resíduos urbanos. Já a trilha sonora traz composições criadas pelo próprio elenco, que também utiliza materiais reciclados como instrumentos musicais. A fábula aborda temas urgentes como a preservação das florestas, a importância do consumo sustentável, o descarte correto do lixo e a transição para fontes de energia limpa. A primeira sessão começa às 14h e é exclusiva para escolas. Já a sessão das 15h30 é aberta ao público. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro com até 30 minutos de antecedência.
2° DICA
A Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan realiza neste sábado, dia 27 de setembro, a 1ª Feira de Primavera da EMAET. A programação inclui jogos, venda de artesanato e quitutes, além de um desfile à fantasia. Da 13h30 às 15h30, as atividades serão voltadas ao público infantojuvenil, sendo necessário que as crianças estejam acompanhadas por um responsável. Já das 15h30 às 18h, a programação será direcionada ao público adulto. Será uma tarde repleta de arte, diversão e celebração da primavera.
3° DICA
Ainda neste sábado, dia 27 de setembro, a partir das 20h, a Escola de Samba Vila Brasil realiza um ensaio show especial. A bateria da Vila recebe a escola União da Lagoa, de São Sepé. Na sequência, o público poderá curtir um show com a banda “Cá Entre Nós”. Os ingressos podem ser adquiridos na Distribuidora Zig Zag, localizada na Rua Silva Jardim, 1486.
4° DICA
A circulação regional de repertório que celebra os 17 anos da Trupi di Trapu Teatro de Bonecos chegará a Santa Maria no dia 27 de setembro com dois espetáculos para variados públicos, premiados em festivais e mostras. Os espetáculos que integram esta circulação abordam questões relevantes acerca da diversidade, igualdade étnico-racial e resgate da contribuição do povo negro na construção da identidade cultural do Rio Grande do Sul e passarão por espaços de resistência e produção cultural. Às 15h, o Ateliê Grio, localizado na Vila Resistência, uma ocupação urbana de luta por moradia e vida digna em Santa Maria, apresenta o espetáculo “O Lanceirinho Negro”. E às 19h, o Ateliê da Estação apresenta o espetáculo “Bandele”. A entrada é gratuita e todas as atividades contarão com intérprete de Libras.