Confira as dicas culturais desse fim de semana, dos dias 05 e 06 de outubro.
Dica 1
Hoje, sexta-feira, o Theatro 13 de maio recebe o espetáculo “es(x)piando o maldito do diabo”
O mal-dito do Diabo está prestes a ser es(x)piado. Essa figura será protagonista de um momento de reflexão, reunindo pensamentos, ideias e obras de grandes profissionais da psicanálise, história e arte. Os monstros, tal como o Diabo, são argumentos para compreensões sobre a condição humana. Será abordado o Diabo sob a perspectiva da psicanálise, da literatura e da dança com participação de Ana Paula Terra Machado, Psicanalista, membro do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre, membro da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre e Régis Augustus Bars Closel, Professor universitário na Universidade Federal da Santa Maria (UFSM).
O evento começa às 18 horas. A entrada é franca e a classificação é livre.
O Theatro 13 de maio fica na Praça Saldanha Marinho, no Centro.
Dica 2
Neste sábado, 5 de outubro, o Shopping Praça Nova está com programação especial para o dia das crianças. Das 14 horas às 18 horas.
As crianças poderão desfrutar de diferentes atividades lúdicas e brincadeiras, com recreação infantil. Além disso, às 17 horas haverá apresentação do grupo Tok Toque, que promete animar ainda mais a tarde. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público e ocorrerão no Boulevard.
O Shopping Praça nova fica localizado na BR-287.
Dica 3
Sábado também é dia de Feirão Colonial! O evento acontece todos os sábados das 7 horas às 11h30.
O feirão conta com uma grande variedade em agroindústria, agricultura familiar, panificação, artesanato e plantas!
O evento acontece no Centro de Referência em Economia Solidária, na Dom Ivo Lorscheiter (Lomchaister), no bairro Nossa Senhora da Medianeira.
Dica 4
Por fim, hoje vamos deixar a indicação do livro “O avesso da pele”, do autor gaúcho Jeferson Tenório. O livro é vencedor do Prêmio Jabuti na categoria “Romance Literário”.
Um romance sobre identidade e as complexas relações raciais, sobre violência e negritude, O avesso da pele é uma obra contundente no panorama da nova ficção literária brasileira.
A obra conta a história de Pedro, que, após a morte do pai, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. Com uma narrativa sensível e por vezes brutal, Jeferson Tenório traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, em um denso relato sobre as relações entre pais e filhos.
Você pode adquirir o livro pela internet ou na biblioteca pública.