Conheça a Política de Igualdade de Gênero da UFSM

Você sabia que a UFSM tem uma Política de Igualdade de Gênero?

Igualdade de Gênero: é a busca pela igualdade em direitos, responsabilidades e oportunidades entre mulheres e homens.

Aprovada em 2021

Foram 4 anos de luta para a construção dessa política pela Comissão Institucional de Políticas de Igualdade de Gênero (CIG) da UFSM. 

Por que essa política é importante?

Desigualdades de gênero surgem de estereótipos, assédio sexual no trabalho e na divisão do trabalho, incluindo a maternidade. Por isso, a Política de Igualdade de Gênero da UFSM orienta suas ações em 3 eixos. Confira:

 Eixo 1: Promoção da Igualdade de Gênero

Objetiva reduzir as desigualdades de gênero, combatendo estereótipos sexistas e promovendo respeito à diversidade, através de campanhas de conscientização, rodas de conversa e debates, inclusão da igualdade de gênero nos documentos institucionais, adoção de uma linguagem não sexista, paridade de gênero em cargos de gestão, criação de políticas de inclusão, igualdade de gênero e diversidade sexual, e inclusão de disciplinas sobre gênero nos currículos dos cursos.

Eixo 2: Enfrentamento e responsabilização em casos de violência

O foco é tratar casos de violência de forma séria e restaurativa, garantindo acolhimento para vítimas e responsabilização dos agressores. As ações incluem: registro de denúncias pela Ouvidoria, ajustamento de conduta para agressores, justiça restaurativa pelo Espaço Casa Frida Kahlo, ajustes no Código de Ética da universidade para punir casos de violência de gênero e apoio psicológico e social para as vítimas e agressores.

Eixo 3: Assistência

O eixo de Assistência articula equipes capacitadas para lidar com casos de assédio (moral e sexual) e promover a igualdade de gênero. Para isso, o Espaço Multiprofissional “Casa Frida Kahlo” oferece apoio a vítimas de violência de gênero e foi criado o Programa de Proteção à Pessoa em Situação de Violência. Houve a adaptação da infraestrutura com banheiros unissex, segurança, fraldários, espaços para amamentação e outras ações. Há ainda o apoio à mães e pais com auxílio creche e apoio psicológico, atendimento prioritário nos serviços de saúde e pedagógicos da UFSM, entre outras ações.

Você pode conferir o Política de Gênero da UFSM na íntegra, clicando aqui.

Neste mês de março, o GT Mulheres Trabalhadoras da Assufsm irá realizar uma série de atividades especiais para mobilizar e sensibilizar a categoria sobre as questões que relacionados à mulher, como violência, igualdade, direitos entre outros. TAE, participe ativamente dos debates e das ações, no combate às opressões e na contrução de um ambiente mais justo e igualitário!

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isso vai fechar em 0 segundos