Na manhã de hoje (11), reuniram-se cerca de cem Técnico-Administrativos e Administrativas em Educação da UFSM e coordenadores da Assufsm em Assembleia Geral, no hall da Reitoria, para discutir a proposta da Reitoria sobre o horário reduzido na Universidade.
Na última segunda-feira (09), a coordenação da Assufsm esteve reunida com a gestão da UFSM para receber a proposta que definia o horário reduzido na Universidade a partir do dia 17 de fevereiro até o dia 17 de março – dia do primeiro semestre letivo de 2023. A coordenação fez então uma contraproposta, para que o horário reduzido fosse adiantado ao ínicio de fevereiro, logo no dia 04. A gestão aceitou a proposição, ficando definidas as datas: 04 de fevereiro à 17 de março.
Quanto aos horários, a Reitoria havia indicado que fosse das 7h30min às 13h30min, com possíveis ajustes ao horário (ex: 8h às 14h). Em Assembleia, os e as TAE’s solicitaram que fossem revistas algumas especificidades em relação aos horários e turnos de trabalho, como nos casos do Hospital e do Restaurante Universitário.
Além disso, foi também proposta a negociação junto à Reitoria sobre a possibilidade de uma única inserção no ponto do Plano de Recuperação de Atividades – como acontece em situações especiais, como a de greve.
Os e as presentes aprovaram por unanimidade as deliberações. Findada a Assembleia, a Assufsm solicitou uma nova reunião com a Reitoria para tratar das especificidades da proposta de horário reduzido e sugestões apresentadas pela categoria.
Para o coordenador de formação política e sindical Eloiz Cristino, o número de pessoas presentes na Assembleia reafirmou a representatividade e validou, mais uma vez, a luta do sindicato pelos interesses da categoria.
A coordenadora geral Loiva Chansis acredita que, apesar de não ser o horário firmado não ser o ideal, a negociação com a Reitoria foi positiva, uma vez que já ficou definido, com o ajuste do calendário acadêmico, que o horário reduzido também será concedido durante as férias de inverno.
Confira mais fotos da Assembleia: