O Seminário sobre Carreira da FASUBRA Sindical foi encerrado na noite de sexta-feira(27) com os objetivos alcançados. Esse seminário teve um papel crucial na discussão sobre a carreira dos técnico-administrativos (as) em educação, um tema central para a valorização da categoria e melhoria das condições de trabalho.
O sucesso no alcance dos objetivos demonstra a importância das discussões coletivas e o compromisso da FASUBRA com a construção de uma carreira mais justa e equilibrada para os trabalhadores. Agora, com as deliberações feitas, as propostas discutidas no seminário poderão ser encaminhadas e defendidas durante a Plenária Nacional.
Alessandra Alfaro, uma das coordenadoras-gerais da Assufsm, presente no evento, referiu o primeiro dia de manhã, em que que a CNSC esteve presente. A CNSC é composta por forças do governo e forças sindicais, Sinasefe e Fasubra. Na parte da tarde, no primeiro dia, a assessoria jurídica da Fasubra retirou as dúvidas trazidas pelas bases, assim como a CNSC. O segundo dia foi marcado pelas discussões em grupos de trabalho, com as discussões sendo sistematizadas
O Seminário de Carreira contou com seis grupos de trabalhos que discutiram os tópicos RSC, Cargos e Desenvolvimento. O coordenador de Secretaria da Assufsm André Comim ficou no grupo de Desenvolvimento e destacou o nível de debates e encaminhamentos. O principal encaminhamento é que as decisões serã mandadas primeiro para a base, para saber as dúvidas e esclarecimentos a serem feitos para depois serem encaminhadas para a CNSC. De qualquer forma, o relatório das discussões foi submetido à Plenária da Fasubra que ocorreu sábado e domingo.
Rosimar Rübenich que também representou a Assufsm destacou a abertura do seminário, com a presença de representantes da CNSC discutindo pontos que serão alterados com o Projeto de Lei com base no acorde de greve.