Entenda por que a ASSUFSM está em Estado de Greve

Na terça-feira (1/04) iniciou o Estado de Greve, medida indicada pela FASUBRA e aprovada pelos(as) servidores(as) TAEs da ASSUFSM durante a última Assembleia Geral, realizada no dia 24 de março

O Estado de Greve é uma ação que visa alertar o Governo de que a categoria está mobilizada e preparada para, se necessário, deflagrar uma nova greve. Essa medida foi aprovada devido ao cumprimento parcial do Acordo de Greve, assinado em 2024, especialmente em relação às pautas que ainda estão pendentes. Entre as principais reivindicações, estão a implementação do RSC (Reconhecimento de Saberes e Competências), a racionalização dos cargos e reposicionamento dos aposentados(as), que são medidas necessárias para a melhoria das condições dos(as) servidores(as) e reconhecimento de suas funções, e a reestruturação da carreira TAE, que ainda não foi completamente atendida.

Além disso, os(as) servidores(as) seguem lutando por melhorias no plano de carreira. O que foi acordado não é suficiente para a categoria: em 2025, haverá um reajuste de 9%, em 2026 será de 5%. No entanto, não houve avanço concreto na reestruturação da carreira. 

A inflação acumulada da carreira já ultrapassa 53%, e os TAEs enfrentam salários defasados, falta de valorização – a exemplo da aprovação do Supremo Tribunal Federal (STF) da EC 19/98, que flexibiliza o Regime Jurídico Único (RJU) e permite contratos CLT nas Universidades -, e precarização das condições de trabalho. O Estado de Greve é, portanto, uma resposta à ausência de avanços e uma forma de pressionar o Governo para garantir o cumprimento dos acordos e melhorias nas condições da categoria.

TAE, participe dos debates da sua categoria!

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isso vai fechar em 0 segundos