Na tarde de terça-feira (22), a FASUBRA Sindical participou de uma reunião híbrida com o Sinasefe e o ANDES-SN com o objetivo de consolidar a unidade entre as entidades representativas dos trabalhadores da educação federal. O encontro teve como principais pautas a cobrança pelo cumprimento dos acordos de greve firmados entre o governo e os Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e os docentes, além da articulação conjunta contra a proposta de Reforma Administrativa.
Durante a reunião, as entidades reforçaram a importância da unificação das ações como estratégia para fortalecer a pressão sobre o governo federal. Para elas, a atuação conjunta não apenas amplia a força da reivindicação, como também contribui para consolidar a resistência ao avanço da Reforma Administrativa, considerada um retrocesso para o serviço público brasileiro.
Um dos encaminhamentos centrais do encontro foi a necessidade de formalização, junto ao governo, de um ofício conjunto que tenha como base os termos assinados nos acordos de greve. A iniciativa visa garantir que os compromissos assumidos durante as negociações sejam efetivamente cumpridos.
As entidades também destacaram que o Ministério da Educação (MEC) deve assumir papel de protagonismo nas negociações, tendo em vista que os acordos e demandas estão diretamente ligados à estrutura e funcionamento das instituições federais de ensino.
A reunião marca um passo importante na construção de uma frente unificada das entidades da educação federal, que pretendem intensificar a mobilização nas próximas semanas.