Na tarde quente da última sexta-feira (07), dezenas de estudantes de diversos cursos da UFSM se uniram para uma caminhada no campus sede em protesto contra os cortes orçamentários no Ministério da Educação, conforme previa o Decreto 11.216 divulgado no dia 30 de setembro de 2022. O projeto afetaria drasticamente o funcionamento da Universidade, de acordo com a nota divulgada pela própria Instituição.
Frente a isso, os estudantes entoavam gritos em coro e seguravam cartazes com dizeres em defesa da ciência e pela autonomia universitária. O protesto findou no hall do prédio da Reitoria, momento em que o espaço foi aberto para discursos da comunidade acadêmica presente. A coordenadora geral da Assufsm Loiva Chansis fez uma fala, em nome da entidade, a favor do movimento estudantil e de apoio à luta.
Nesta mesma tarde, o ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou em um vídeo publicado em seu Instagram o desbloqueio de R$ 2,4 bilhões da pasta. A decisão aconteceu um dia após forte pressão de reitores e estudantes Brasil afora.
Ainda assim, os e as estudantes da UFSM reforçaram em ato, a importância da luta para que o projeto de sucateamento das universidades e instituições federais não avance. Por fim, chamaram todos e todas para participarem ativamente da Assembleia Geral na UFSM.
Confira fotos do ato aqui.