A Federação de Sindicatos de Trabalhadore(a)s Técnico Administrativos(as) em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA) orienta os sindicatos de base para Paralisação Nacional dia 5 de maio de 2025. A decisão foi aprovada durante uma plenária virtual realizada recentemente, com ampla participação das bases sindicais.
A mobilização ocorre em um momento estratégico, em resposta a reunião marcada entre representantes da FASUBRA e o Ministério da Educação (MEC). A categoria busca pressionar o governo federal por avanços nas pautas de reivindicação, que incluem reestruturação da carreira, condições de trabalho, 30h, regra de transição das acelerações entre outros temas prioritários.
A FASUBRA destaca que a paralisação é fundamental para demonstrar a insatisfação dos trabalhadores(as) Técnico Administrativos(as) em Educação e reforçar a necessidade de respostas concretas por parte do governo. A federação também orienta que as entidades filiadas organizem atos, manifestações e atividades de mobilização em todo o país ao longo do dia 5. A força da nossa luta será medida pela nossa capacidade de mobilização. Vamos mostrar que estamos unidos e atentos às negociações que definirão o futuro da nossa categoria.
Para isso, a Assufsm chama Assembleia Geral da categoria no dia 30 de abril, às 9h, de maneira virtual, pelo Google Meet, para debater esse dia de paralisação (veja aqui).