A Fasubra participou da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada em Brasília de 16 a 19 de dezembro de 2025, representada pelas Coordenadoras de Aposentados(as) e Assuntos de Aposentadoria, Tereza Fujii e Elma Dutra.
A conferência teve como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação” e reuniu representantes do governo, sociedade civil e delegados eleitos para discutir e formular estratégias para garantir direitos e promover a equidade e a participação social da pessoa idosa.
A Fasubra, como entidade representativa dos trabalhadores em educação, contribuiu com propostas e discussões sobre a importância da educação e da saúde para a pessoa idosa, bem como a necessidade de garantir direitos e proteção contra a violência e o abandono.
A conferência foi organizada em cinco eixos temáticos:
• Financiamento das Políticas Públicas: discutir o financiamento das políticas públicas para garantir os direitos sociais da pessoa idosa.
• Fortalecimento das Políticas de Proteção: fortalecer as políticas de proteção à vida, saúde e cuidado integral da pessoa idosa.
• Proteção contra Violência: proteger e enfrentar todas as formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa.
• Participação Social: promover a participação social, protagonismo e vida comunitária da pessoa idosa.
• Consolidação dos Conselhos de Direitos: consolidar e fortalecer os conselhos de direitos da pessoa idosa como política de Estado.
A Fasubra esteve presente em alguns desses eixos, contribuindo com propostas e discussões para garantir os direitos da pessoa idosa.


