Fasubra participa de ato político-cultural no Armazém do Campo de Brasília celebrando o aniversário da edição regional do Brasil de Fato no DF

A edição regional do Brasil de Fato no Distrito Federal completou três anos no mês de julho e foi celebrado na noite da última quinta-feira, no Armazém do Campo de Brasília.

“Para nós, que atuamos no dia a dia do Brasil de Fato Distrito Federal, é muito significativo comemorar esses três anos. Fazer jornalismo, comunicação popular independente não é uma tarefa fácil e por isso é muito importante comemorar. Nesses três anos, assumimos o compromisso de pautar as lutas da classe trabalhadora do DF com muita responsabilidade e coerência com os princípios editorais do sistema Brasil de Fato. Nós esperamos continuar cumprindo essa tarefa de mostrar as contradições sociais, raciais do DF e sobretudo pautar as lutas do povo daqui”, disse Flávia Quirino, editora-chefe do veículo no DF.

A coordenadora de comunicação da Fasubra, Lucimara da Silva da Cruz, participou do evento e citou a grande importância dos meios de comunicação popular, “principalmente neste momento em que estamos vivendo de disputa ideológica com a extrema-direita, se faz mais importante ainda veículos de comunicação como o Brasil de fato”, afirmou Lucimara.

Os grupos tradicionais de comunicação dominam a mídia brasileira. Informações que são consideradas de importância nacional tomam conta do mercado de notícias em todos os níveis. Isso causa um afunilamento das visões compartilhadas pela grande imprensa, reduzindo, assim, a gama de informações obtidas pela população sobre a sua comunidade e o ambiente ao seu redor. Torna-se necessário, portanto, além da mídia alternativa, uma comunicação que tenha um enfoque mais comunitário e local: a comunicação popular.

Apesar de desempenhar papel tão importante, esse tipo de comunicação, muitas vezes se encontra desestimulado na sociedade, reforçando a soberania dos grandes grupos da mídia nacional, tornando muito importante a luta e o empenho dos movimentos sociais.

O Brasil de Fato do Distrito Federal começou a operar no dia 26 de julho de 2021, a partir de uma articulação de jornalistas e militantes de movimentos sociais que compreendiam a necessidade de ter um veículo de comunicação voltado aos interesses da classe trabalhadora.

Além do site nacional, o BdF está presente em nove estados brasileiros com sua versão regional: Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além do próprio DF.

Fonte: Fasubra

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *