A FASUBRA Sindical participou, na manhã de terça-feira (6), da quarta audiência pública realizada no Senado Federal sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que terá vigência de 2025 a 2034. O encontro foi promovido pela Comissão de Educação e Cultura do Senado e reuniu senadores, professores, técnico-administrativos e demais trabalhadores da área da educação.
Representando a federação, estiveram presentes o coordenador LGBTI, André Nascimento, e o coordenador de Educação, Sandro Pimentel, que integrou a mesa de debates e participou remotamente. Em sua apresentação, Pimentel destacou a precarização das condições de trabalho nas instituições federais de ensino, defendeu a inclusão dos técnico-administrativos em educação (TAEs) como sujeitos ativos nas diretrizes do novo plano e apresentou propostas concretas sobre os temas do financiamento, autonomia e democracia universitária, além da valorização aos TAES.
A audiência integra um ciclo de 13 encontros públicos que analisam o Projeto de Lei (PL) 2.614/2024, encaminhado pelo Poder Executivo. A proposta estabelece metas e diretrizes para orientar a política educacional brasileira na próxima década. Atualmente, o projeto tramita na Câmara dos Deputados e, após essa etapa, seguirá para apreciação no Senado.
A FASUBRA reafirma seu compromisso com a defesa da educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade, e seguirá acompanhando de perto as discussões do novo PNE, lutando para que os trabalhadores da educação sejam ouvidos e incluídos nas decisões que impactam diretamente suas vidas e condições de trabalho.