A reunião de prosseguimento da III Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe (CRES), CRES+5, terminou nesta sexta-feira, 15 de março e contou com a participação das Coordenadoras da FASUBRA Cristina del Papa, Rosângela Costa e Tereza Fujii.
O evento final foi antecedido pela Conferência 02 – Universidade e Sociedade, com a participação do Prof. José Geraldo de Souza Júnior, Professor da Faculdade de Direito e ex-Reitor da UnB e a presença da atual Reitora da UnB Márcia Abrahão – Presidenta da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
No encerramento da CRES+5, houve a leitura da carta de conclusão do encontro. Nela, constam diretrizes para o avanço da educação superior na América Latina e no Caribe, como o dever dos países da região de a assegurarem. O documento, lido por Manuella Mirella, presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), em português, e Miguel Rojas, presidente da Organização Continental Latino Americana e Caribenha dos Estudantes (Oclae), em espanhol, enfatiza o conceito da educação superior como um “bem público, não uma mercadoria”. A leitura da versão final da carta foi sucedida pela apresentação das metas para os 12 eixos temáticos da Conferência.
- Educação superior como parte do sistema educacional;
- Educação superior, diversidade cultural e interculturalidade;
- Educação superior, internacionalização e integração regional;
- O papel da educação superior diante dos desafios sociais;
- A pesquisa científica e tecnológica e a inovação como motores do desenvolvimento humano, social e econômico;
- O papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável;
- Trabalho decente e condições de vida dos atores da educação superior;
- O impacto da COVID-19 na educação superior;
- Inclusão, diversidade e o papel da mulher na educação superior;
- Financiamento e governança;
- A autonomia das instituições de educação superior;
- O futuro da educação superior.
O simpósio do Eixo 7, que contou com a participação da Coordenadora Geral da FASUBRA Cristina del Papa, apresentou uma conclusão que foi lida pelo seu coordenador Marcelo Di Stefano, secretário-executivo da Confederação dos Trabalhadores das Universidades das Américas (Contua).
Ao final do evento, os participantes foram presenteados com uma apresentação do Grupo BATALÁ BRASÍLIA – “Somos um movimento de percussão mundial. Em Brasília desde 2003 amando a música com o protagonismo feminino. Nós promovemos o conhecimento e a aprendizagem de técnicas de percussão, realizamos atividades socioculturais, a integração de nossas componentes na comunidade e valorizamos a autoestima.” @batala_brasilia
Acompanhe como foi a transmissão de encerramento da CRES+5: