Na tarde desta terça-feira, 30 de janeiro, a diretoria e coordenadores da FASUBRA Sindical participaram da Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais – Resposta à contraproposta de reajuste salarial do governo.
Estiveram presentes Ivanilda Reis (Coordenação Geral), Melissa Elaine Campos dos Santos (Coordenação de Administração e Finanças), Luar Santana de Paula (Coordenação LGBTQIA+), André Nascimento dos Santos (Coordenação LGBTQIA+), Luiz Fernando Santos Bandeira (Direção nacional) e Helena Nara Coelho de Souza. Outros diretores e técnico-administrativos da base da FASUBRA também participaram da plenária de forma virtual pela plataforma zoom.
Este é um momento importante de oferecermos uma resposta embasada nos reais prejuízos enfrentados pela categoria devido ao congelamento salarial por 8 anos. A proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo Lula, em 18 de dezembro de 2023, não contempla um percentual para 2024, o que é inaceitável à luz de todas as advertências feitas na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP).
O governo federal precisa implementar um plano de reajuste salarial que efetivamente compense as perdas salariais dos governos anteriores devido à inflação. Além disso, é necessário incluir aposentados e pensionistas, que atualmente representam mais da metade da categoria.
Ao final da Plenária, as entidades participantes firmaram o compromisso de assinar um documento (contraproposta do Governo sobre a campanha salarial 2024 e “Revogaço”) que foi entregue, na tarde desta quarta-feira, 31 de janeiro, ao senhor José Lopes Feijóo, Secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho – SGPRT, do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.