Na quinta-feira (21), a Fasubra publicou o Informe de Direção (ID) n° 23 de 2025.
No documento, foram anunciadas uma série de mobilizações e atividades políticas para as próximas semanas, com destaque para a Plenária Nacional, que acontece de 29 a 31 de agosto, na Universidade de Brasília. O encontro discutirá a conjuntura, a prestação de contas e os rumos da luta sindical.
Entre as principais ações recentes, a entidade participou da força-tarefa “Quem Votar, Não Volta!”, no Aeroporto de Brasília, contra a Reforma Administrativa (PEC 32), reforçando que parlamentares favoráveis à proposta não terão apoio popular. A FASUBRA também marcou presença em audiências públicas sobre as reformas trabalhista e previdenciária, em reuniões conjuntas com ANDES e SINASEFE, além de atividades ligadas ao Plebiscito Popular da Educação, que terá um “dia D” de mobilização nacional em 27 de agosto.
Outro ponto de destaque foi a participação da Federação em debates sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil, ato em defesa da Palestina e manifestações durante a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
No Seminário “Reforma Administrativa: Destruição dos Serviços Públicos e dos Direitos dos Servidores”, promovido pelo FONASEFE, a FASUBRA reafirmou que a proposta é um ataque aos serviços públicos e aos trabalhadores, defendendo unidade e mobilização nacional contra retrocessos.
O calendário de lutas segue intenso até novembro, incluindo conferências, marchas e encontros nacionais, com foco na defesa da educação pública, da valorização dos servidores e da soberania nacional.