Na terça-feira (02), a FASUBRA Sindical divulgou o Informe de Direção nº 24/2025, com o relatório da Plenária Nacional realizada entre os dias 29 e 31 de agosto, na UnB, em Brasília. O encontro contou com 201 participantes, representando 35 entidades de base, além da Direção Nacional, Conselho Fiscal e convidados.
Durante a plenária, foram aprovadas prestações de contas, substituições na Direção Nacional e no Conselho Fiscal, além de resoluções sobre conjuntura política e sindical. A categoria reforçou a luta contra a Reforma Administrativa, a defesa do serviço público, do Regime Jurídico Único (RJU) e do cumprimento integral do acordo de greve de 2024.
Entre as deliberações, a FASUBRA decidiu aderir à paralisação nacional de 48 horas nos dias 10 e 11 de setembro, orientar participação no “Grito dos Excluídos” em 7 de setembro e manter estado de greve. Também foram aprovadas ações de solidariedade à Palestina, mobilizações contra parlamentares favoráveis à reforma e campanhas como doação de sangue e debates sobre os impactos da proposta administrativa.
O informe ainda convoca para o XII Encontro Nacional de Aposentados, Aposentandos e Pensionistas (15 a 17 de outubro, em Brasília) e para a 4ª Conferência Nacional dos Direitos LGBTQIA+ (21 a 25 de outubro).