FASUBRA Sindical marca presença no Seminário sobre Equidade Étnico-racial nas Redes de Atenção à Saúde

A FASUBRA Sindical participou do Seminário “Equidade Étnico-racial nas Redes de Atenção à Saúde”, evento promovido por importantes órgãos governamentais e internacionais, com o objetivo de fomentar ações e estratégias antirracistas no Sistema Único de Saúde (SUS). O seminário é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Ministério da Saúde (MS), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), do Ministério da Igualdade Racial (MIR) e do Ministério dos Povos Indígenas (MPI).

Durante o evento, os participantes discutiram as Políticas de Saúde com Equidade Étnico-Racial, com destaque para a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (Pnaspi) e a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN). O foco foi o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde, que incluem iniciativas como a Rede Alyne, que atualiza a Rede Cegonha com uma abordagem antirracista, além de outras áreas técnicas em saúde materno-infantil e dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei).

O seminário também contou com a participação das Câmaras Técnicas de Atenção Primária em Saúde, Atenção Especializada, Comunicação em Saúde, Epidemiologia, Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente, que contribuíram para os debates sobre a implementação de políticas públicas de saúde que promovam a equidade racial.

Representando a FASUBRA Sindical, Lucimara da Silva da Cruz e Wagner Vieira Araújo participaram do evento, como ação importante da visão da direção nacional da entidade sobre a importância da promoção de uma saúde pública inclusiva e que contemple as necessidades específicas das populações negras e indígenas.

Ao final do evento, os grupos de trabalho que participaram das discussões irão se reunir para debater seis eixos temáticos, com base em um documento orientador que traz dados atualizados sobre a realidade da saúde no Brasil, com ênfase na equidade étnico-racial.

O seminário reforçou o compromisso do SUS com a inclusão e o enfrentamento do racismo institucional na saúde, além de destacar a relevância da participação ativa de diversas entidades, como a FASUBRA, na construção de um sistema de saúde mais justo e acessível a todas as populações.

Texto e fotos: FASUBRA

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Isso vai fechar em 0 segundos