FASUBRA Sindical participa da abertura da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ em Brasília

A FASUBRA Sindical participou na noite desta terça-feira (21) da abertura oficial da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, realizada em Brasília (DF). O evento, que segue até sexta-feira (24), reúne milhares de participantes de todo o país em um amplo espaço de debates sobre políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+.
Com o lema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, a conferência tem como objetivo ser um espaço de escuta e diálogo, propondo diretrizes concretas que contribuam para o fortalecimento da cidadania e a promoção dos direitos humanos.
As conferências nacionais LGBT+ começaram em 2008 e tiveram suas edições seguintes em 2011 e 2016. Após um hiato de nove anos, o encontro de 2025 marca o retorno dessa importante agenda de participação social, interrompida durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro.
O evento deste ano traz à pauta temas urgentes, como o combate à discriminação estrutural, a violência, o desemprego e os desafios na efetivação de políticas públicas que garantam a inclusão e a dignidade da população LGBTQIA+. A conferência está organizada em torno de quatro eixos principais: acesso ao trabalho e combate à discriminação, interseccionalidade, internacionalização e institucionalização das políticas públicas.
Essas discussões servirão de base para a atualização e implementação do Plano Nacional de Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania das Pessoas LGBTQIA+, documento essencial para orientar as ações do governo e da sociedade civil no enfrentamento às desigualdades e na promoção da diversidade.
A programação inclui painéis de discussão, grupos de trabalho (GTs), atividades autogestionadas e uma aula magna. O encerramento acontecerá na Plenária Final, na sexta-feira (24), quando será apresentado o conjunto de propostas construídas ao longo dos debates.
A conferência é resultado de um amplo processo participativo: mais de 21 mil pessoas estiveram envolvidas em etapas preparatórias realizadas em todo o país ao longo do primeiro semestre. O evento reúne movimentos sociais, representantes do poder público, organizações internacionais, instituições de ensino e setor empresarial comprometidos com a promoção da igualdade e dos direitos humanos.
A FASUBRA Sindical esteve representada pela coordenadora-geral Cristina del Papa e pelo coordenador LGBTI André Nascimento, reforçando o compromisso da federação com a luta por uma sociedade mais justa, diversa e livre de qualquer forma de preconceito e discriminação.

            

Texto e Foto: FASUBRA

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *