GT Assuntos de Aposentadoria e Pensão encaminha retirada de representantes para o encontro nacional de aposentados(as) e debate temas jurídicos

O GT Assuntos de Aposentadoria e Pensão da Assufsm começou outubro em tom de despedida das atuais coordenadoras da pasta, Eva Machado de Lima e Maria Lenir Christo, que logo vão passar a gestão para Maria Loura Silveira e Aniceto Cabral, ambos do coletivo Vamos à Luta (VAL). Após a oração tradicional do início, os aposentados e aposentadas presentes parabenizaram a si mesmos pelo Dia Internacional do Idoso e puderam agradecer pelos colegas estarem presentes.

Informes sobre atividades que os aposentados(as) participaram no mês de setembro foram repassadas, como a Assembleia Geral que aprovou o indicativo de greve e o ato contra a PEC da Blindagem e contra a anistia. Também foi passado informes sobre atividades de extensão para mexer o corpo, destinado à aposentados(as) que ocorrem na Antiga Reitoria e no campus Sede, em Camobi.

Loura e Cabral, como são conhecidos, agradeceram aos aposentados(as) pelos votos e foram unânimes em dizer que vão trabalhar em prol da categoria na defesa dos direitos dos aposentados(as) e pensionistas, que ajudaram a construir a história da UFSM e da Assufsm, chamando a categoria para lutar contra a Reforma Adminsitrativa e nas demais pautas sindicais. Além disso, já começaram a debater sobre ações que serão feitas ao longo da gestão 2025/2027, para o GT, com a construção de documentos para serem enviados à reitoria da UFSM e também à parlamentares, no Congresso.

Também foi debatido sobre a escolha dos representantes para ir ao XII Encontro dos Aposentados(as), Aposentandos(as) e pensionistas da FASUBRA, que será de 15 a 17 de outubro, em Brasília. Ficou definido que serão enviadas as duas coordenadoras atuais da pasta (Eva e Maria Lenir) e uma pessoa de cada coletivo, totalizando 5 pessoas. Uma lista com interessados(as) foi feita e será repassada para a Coordenação da Assufsm para posterior decisão.

Em seguida o advogado Heverton Padilha, da Wagner Advogados Associados passou informes sobre o processo dos 28%, semestralidade, abono de permanência, licença prêmio e férias não gozadas, e alertou para os golpes que estão ocorrendo diariamente para que os aposentados(as) não sejam vítimas.

Veja mais fotos clicando aqui.

Postagens recentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *