Na tarde desta quarta-feira (06), o GT de Assuntos de Aposentadoria e Pensão realizou a sua penúltima reunião do ano na sala 411 da Antiga Reitoria, com o tradicional parabéns e oração e boas-vindas aos presentes. Informes sobre o seminários dos aposentados (as) em Brasília, o reajuste da Unimed e a aquisição da nova sede administrativa da Assufsm, além dos informes jurídicos, tematizaram a reunião.
O encontro foi liderado pelas coordenadoras Eva Machado e Maria Lenir Christo, que receberam a todos e todas de forma muito calorosa, dando, primeiramente, informes sobre o seminário dos aposentandos e aposentadas que ocorreu em outubro em Brasília.
Maria Lenir destacou do evento em Brasília a presença intensa da ministra dos Direitos Humanos Macaé Evaristo, ressaltando aprendizados e mensagens trazidas para compartilhar com os aposentados (as) locais. Ela também informou sobre reajuste de 7,5% da Unimed
Eva Machado ressaltou em sua fala a compra da nova sede administrativa e parabenizou a coordenação da Assufsm pela importante aquisição, que proporcionará um melhor atendimento aos e às filiadas (os).
Loura Silveira, que também foi delegada em Brasília, lembrou do tema do etarismo e do problema que os aposentados e aposentadas estão enfrentando em relação a isso diante de alguns grupos da Fasubra. Ela relatou também que amanhã haverá uma importante reunião com o MGI para tratar do reposicionamento na carreira dos aposentados (as).
Vânia Paulon, outra delegada no evento, destacou a participação com ênfase dos aposentados (as) de Santa Maria em Brasília. As ações de mobilização locais devem cada vez mais se organizar, disse ela. Ela contou que o secretário do Ministério dos Direitos Humanos pediu que os aposentados (as) da Assufsm sigam mobilizdos e que enviem informações sobre o que acontece aqui ao ministério, como exemplo a outras entidades.
Eloiz Cristino em seu relato convidou a todos para uma homenagem que vai receber dia 14 de novembro, às 18h30min, no Instituto Olavo Bilac pela militância de combate ao racismo.
Nos informes jurídicos, o advogado Heverton Padilha, da Wagner Advogados Associados, destacou algumas demandas judiciais e as tentativas de golpes contra aposentados (as). Ele falou ainda sobre o quanto não vale a pena novas ações sobre os 28%, sobre a questão do PASEP e ações oportunistas, a contribuição previdenciária, o vencimento básico complementar (VBC) e o quanto é importante acompanhar o contra-cheque no site sougov.br, visto que na metade do ano que vem começa a prescrever. Ele também relatou sobre ações do sindicato sobre abono de permanência para quem se aposentou de 2015 para cá.
Confira fotos do encontro aqui.