O Grupo dos aposentados(as) e Pensionistas da Assufsm esteve reunido nesse dia 6 de agosto para debater inúmeros assuntos de extremo interesse da categoria aposentada da UFSM, que perpassa sobre o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), Progressões, acelerações, tabelas remuneratório e transposição de carreira, além do reposicionamento dos aposentados(as) e Reforma Administrativa, temas esses que estiveram em pauta na greve de 2024.
Para esse debate, o GT Assuntos de Aposentadoria e Pensão recebeu a Coordenadora Geral da FASUBRA Loiva Chansis e a Coordenadora de Assuntos de Aposentadoria e Pensão da FASUBRA Maria Tereza Fujii. As dirigentes analisaram as pautas, relataram aos aposentados(as) como está a situação atual no governo e também responderam questionamentos dos presentes, reforçando o chamado de que os aposemtados(as) e pensionistas são extremamente importantes na luta do funcionalismo público.
O GT também recebeu a Comissão eleitoral da Assufsm, com o representante Ciro Oliveira, que trouxe informes eleitorais aos aposentados(as): quem desejar migrar para a votação online tem até amanhã para fazer o pedido por email, à secretaria da Assufsm. Para isso, é necessário que o aposentado(a) faça sua solicitação por e-mail, veja:
Prazo: até 07 de agosto
Solicitação por e-mail: secretaria@assufsm.com
Assunto do e-mail: ELEIÇÕES ASSUFSM
Informar no corpo do e-mail:
a) que é aposentado(a) ou pensionista e deseja votar online
b) nome completo
c) CPF e RG
Importante: Essa opção é exclusiva para aposentados(as) e pensionistas da UFSM.
TAEs ativos(as) já estão automaticamente na modalidade online e não precisam solicitar nada. As chapas vão se inscrever entre os dias 11 e 18 de agosto e as eleições vão ser no dia 16 de setembro, das 7h às 19h. Todas as informações podem ser conferidas clicando aqui.
Além disso, o advogado Heverton Padilha também esteve presente no GT e debateu sobre algumas pautas jurídicas que são de interesse da categoria aposentada. Dentre eles, Heverton alertou sobre os golpes virtuais, que estão cada vez mais comuns entre idosos(as) e cada momento mais aprimorados.
O advogado trouxe informações sobre processos coletivos para os aposentados(as) como a semestralidade, a base de cálculo do abono permanência, os 28% e a paridade. Por fim, Heverton falou sobre a importância do letramento tecnológico para aposentados(as), para que saibam como fazer a prova de vida, tenham acesso ao contracheque e consigam se defender de golpes tecnológicos.
No final do GT também foram passados informes sobre a luta da reforma administrativa que ocorreu em Brasilia entre os dias 30 de junho a 14 de julho e a caravana em Porto Alegre do dia 30 de julho, pela luta contra a reforma administrativa.
Estiveram presentes também no GT, pela Asufpel: o Coordenador Financeiro e Administrativo Barto de Farias, a Coordenadora de Aposentados(as) Marilene Farinha e a Coordenadora Geral Maria Tereza Fujii. Já pela Assufsm estiveram a Coordenadora Geral Natalia San Martin e as Coordenadoras de Assuntos de Aposentadoria e Pensão Eva Machado de Lima e Maria Lenir Christo.
Veja as fotos do GT clicando aqui.