Como é tradicional, o GT Assuntos de Aposentadoria e Pensão da Assufsm se reúne toda primeira quarta-feira de cada mês para debater assuntos de interesse da categoria de Técnico Administrativos(as) em Educação Aposentados, Aposentadas e os/as Pensionistas.
No dia 7 de junho, véspera de feriado, o grupo se reuniu na sala 411, da Antiga Reitoria, no centro de Santa Maria, e conversou assuntos de interesse. O GT contou com a participação da representante da CQVs da UFSM, Daniela Huppes, para realizar o convite, aos TAEs, do IX Seminário de Preparação para a Aposentadoria, que ocorre no dia 13, a partir das 8h30min, na APUSM.
Além disso, quem esteve presente foi o Advogado Heverton Padilha, para os informes jurídicos. Heverton pautou a conversão do tempo especial em comum e como a ação interfere na vida de aposentados(as) para o pedido de revisão de aposentadoria. Outro ponto de pauta foram os Precatórios. O advogado explicou rapidamente sobre a Emenda Constitucional 95, do Teto de Gastos e sobre o novo Arcabouço Fiscal.
Heverton também alertou para os contínuos golpes, via internet e carta enviada, que aposentados, aposentadas e pensionistas estão sendo alvo.
“Nós pedimos que não sejam informados dados, não seja ligado novamente para os golpistas. Em caso de dúvidas, o escritório está disponível, basta agendar horário, que iremos atender e ajudar no que for necessário”, alerta ele.
Outros dois pontos debatidos por Heverton foram das férias e licenças prêmio não gozadas, o qual o advogado informou que o escritório está levantando material a respeito das licenças e por isso, ainda não iniciou as ligações aos interessados(as). Por fim, o advogado atualizou os 28%. Conforme ele, o processo já teve a expedição dos precatórios, mas a UFSM ingressou com recurso no julgamento das litispendências, ou seja, ações repetidas no judiciário e, por isso, o escritório segue aguardando.
TAE, participe das decisões do seu sindicato e compareça nos GTs da Assufsm!