Na tarde do dia 5 de julho, a sala da Antiga Reitoria recebeu em torno de 30 aposentados, aposentadas e pensionistas para o tradicional GT Assuntos de Aposentadoria e Pensão. Os e as presentes puderam iniciar com a oração e os parabéns aos aniversariantes do mês, ouvir informes sobre atividades sindicais, bem como atualizações jurídicas com o Advogado Grégory Paim, da Wagner Advogados Associados.
Dentre os informes sindicais foi repassado sobre as eleições dos Conselhos da Universidade Federal de Santa Maria (veja mais aqui e aqui) e também os representantes ao CONSU para aposentados(as): com o titular Eloiz Guimarães Cristino e a suplente Gecira Di Fiori, na Chapa 02. Além disso, o TAE Aposentado Celso Fialho e a TAE Aposentada Maria Loura Silveira passaram informes sobre o XXIV CONFASUBRA. Celso debateu sobre plano de lutas, e informes gerais do congresso, alertando que a finalização do plano se dará na próxima Plenária Nacional, que será nos dias 15 e 16 de julho, em Brasília. Loura relatou sobre a gratificação e paridade entre ativos(as) e aposentados(as).
“Tudo deve passar por dentro da nossa carreira, para que todos e todas nós tenhamos o direito de receber, mesmo após aposentados(as)”, afirma Loura.
Loura também tomou a palavra para falar sobre o GT Carreira Nacional, da FASUBRA e local, da Assufsm. A TAE fez um apanhado geral de situações que ocorreram durante a reunião virtual. Representando a Assufsm, estiveram Loura e o TAE Aposentado e Coordenador de Formação Política e Sindical Eloiz Cristino. No GT, ambos puderam debater sobre a questão da gratificação e cobrar ações da FASUBRA sobre o PCCTAE. Uma nova data do GT Carreira local será divulgada em breve.
Além disso, a Coordenadora Jurídica e de Relações de Trabalho Cerlene Machado, a Tita, pode passar informes sobre as negociações com a Unimed, aos TAEs que não puderam participar da última Assembleia de Filiados(as). Você pode conferir, clicando aqui. Uma nova data de Assembleia sobre o tema será divulgada em breve.
Para fechar a reunião do GT, os informes jurídicos foram passados aos TAEs Aposentados(as) e Pensionistas presentes. Gregóry repassou o alerta sobre os inúmeros golpes que estão sendo passados no funcionalismo público.
“Os golpistas mandam mensagem por WhatsApp, email, carta com números e nomes verídicos de quem cuida as ações, mas pedem dinheiro para que o processo continue andando. Por isso, alertamos, não paguem, o escritório não realiza esse tipo de cobrança e qualquer dúvida, basta nos ligar ou ligar para o sindicato”, alerta ele.
Ainda na pauta jurídica, Gregóry falou sobre a apólice de seguro com a previsul não estar mais na ativa, a importância de realizar a prova de vida e as análises de tempo de serviço que estão sendo realizadas pelo Tribunal de Contas da União. Conforme o advogado, caso alguém seja notificado com algum erro sobre o tempo de aposentadoria, deve entrar em contato imediatamente com o escritório, para ver os recursos possíveis de serem aplicados. Veja os contatos, clicando aqui.
Por fim, Gregóry informou sobre três ações coletivas do sindicato: 28%, não incidência de PSS e licença prêmio. Segundo ele, nos 28% estão sendo aparadas algumas arestas, em decorrência de recursos que a UFSM vem apresentando, mas não se tem data para que os pagamentos iniciem. Sobre a não incidência ao PSS e a licença prêmio, o processo já correu e estão sendo chamadas as pessoas da ação. A listagem completa está na secretaria da Assufsm e no escritório da Wagner Advogados Associados. Em caso de dúvidas, deve-se entrar em contato com o escritório ou a Assufsm.